Ela se reinventou profissionalmente através de seu famoso ‘bolo de taça’

http://www.minhasaojose.com.br

Com talento herdado da mãe e avó, Mirian Moreno popularizou a sobremesa, que se tornou um clássico na doceria “Vanilla”

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

Reinventar. Verbo que a doceira Mirian Moreno está conjungando bastante nos últimos meses, principalmente após o nascimento de sua segunda filha. A chance de passar mais tempo com as crianças, aliada a colocar em prática um talento de família fez com que ela se redescobrisse profissionalmente no doce mundo das sobremesas, mas não é qualquer uma: é o seu famoso ‘bolo de taça’, uma verdadeira iguaria que está se popularizando através do seu mais novo projeto, a doceria ‘Vanilla’.

“Quando meu primeiro filho nasceu não tive muito tempo de aproveitar com ele, pois, à época, trabalhava com confecções, viajava muito, enfim, era uma vida que eu amava, entretanto, não pude desfrutar de algumas fases. Até a chegada de minha segunda filha trabalhei com confecção de uniformes, um ramo que não me completava, não me deixava muito feliz. Mas, com a chegada dela tudo mudou. E para melhor!”, destacou Mirian.

Há dois meses, a doceira teve a ideia de fazer brigadeiros para vender. O talento na cozinha, principalmente para doces, foi herdado da mamãe, dona Isaura e da avó, quituteiras de mão cheia. “Fiz e sai vendendo meus brigadeiros nas proximidades do comércio do meu pai, na avenida Nove de Julho. Naquele momento senti que as pessoas que trabalhavam nas casas comerciais estavam em busca de algo saboroso para o dia-a-dia e foi então que comecei a fazer bolos de pote, doces e salgados. E deu certo. A aceitação foi muito boa, pois até então só havia feito  para reuniões familiares”, contou.

O famoso ‘bolo de taça’ aconteceu por acaso. “Certo dia uma pessoa perguntou se eu fazia bolo de aniversário. Com a cara e a coragem disse que sim, mas de uma forma diferente. Seria servido em uma taça. Fiz o bolo, montei-o em uma linda taça, e foi assim que comecei a conquistar meus clientes, juntamente com o bolo de pote. Durante a semana, os pedidos são pelos de pote e aos finais de semana, o de taça, para adoçar a mesa das famílias em almoços e jantares”.

SEM CARDÁPIO…

Além dos brigadeiros, trufas, os bolos de pote e o bolo gelado, que também faz muito sucesso, Mirian disse que não há um cardápio definido de sabores para os bolos de taça. “Damos algumas sugestões, mas tudo fica ao gosto do cliente. Inclusive, já fiz algumas combinações inusitadas de massa e recheio que ficaram deliciosas. Acho que o cliente tem que ter essa liberdade e não ficar preso a sabores pré-definidos em um cardápio. A Vanilla faz o bolo de taça conforme o gosto e o paladar de cada cliente”.

Outro diferencial é que a doceria empresta as lindas taças onde são montados os bolos aos clientes. “Muita gente não possui uma taça de vidro, cristal ou uma bomboniere em casa, mas não é por isso que ela não poderá provar nossos bolos. Emprestamos a taça e a sobremesa é feita de acordo com as necessidades do cliente, que pode variar de uma pequena bomboniere, que serve poucas pessoas, até uma grande taça, para servir mais de 20 pessoas”, observou.

Ouvir o cliente e atende-lo de acordo com o que precisa para diversas ocasiões vem fazendo com que o recente negócio já dê bons frutos. “No Dia das Mães entreguei, com a graça de Deus, mais de 20 bolos de taça. Trabalhei e trabalho muito, pois faço tudo sozinha, porém, minha paixão, minha determinação e minha vontade de levar uma sobremesa à mesa de uma família ou um bolo de pote para adoçar o paladar de um cliente vão muito além do cansaço físico”.

Extremamente cuidadosa e perfeccionista, Mirian prioriza os melhores ingredientes para suas sobremesas. “E tudo é feito com os mesmos produtos, tanto os bolos de pote, quanto os gelados e bolos de taça. Isso é respeito e carinho com meus clientes. É uma forma de retribuir a confiança e também o feedback que tenho a respeito das sobremesas, essenciais para que eu possa melhorar a cada receita”.

Sobre os sabores mais pedidos, Mirian disse que não tem um carro-chefe em vendas. “Como costumo atender muito os gostos peculiares dos meus clientes fica difícil citar apenas uma ou duas combinações. Alguns, como o creme belga com morangos frescos e o de doce de leite com ameixas e cocada surpreenderam no Dia das Mães até mesmo a mim. Mas os tradicionais, como bem-casado, abacaxi, chocolate continuam fazendo muito sucesso”.

BOLO COM CHAMPAGNE: UMA DOCERIA DIFERENTE

E a Vanilla vai crescer. Hoje, Mirian atende a clientela com entregas na região central ou diretamente em sua residência, mas um de seus sonhos é ter um ponto físico para a doceria, porém com um toque diferenciado. “Quero oferecer além de um bolo, um doce, uma bebida especial. Gostaria que a Vanilla se tornasse um ponto de encontro para os clientes degustarem uma boa taça de champagne, apreciarem um bom vinho, aliado, é claro, às minhas produções. E tudo isso a um valor acessível. Quero fazer com que todos possam entrar na minha loja e degustar um bolo com champagne, por exemplo, um clássico que quero, sim, popularizar”, afirmou.

O projeto da doceria em um ponto físico será colocado em prática no próximo ano e já tem até local específico. “Mas, por enquanto, é surpresa. Estou muito feliz profissionalmente falando, pois tive a chance de me reiventar (e faço isso todos os dias) e ainda poder passar mais tempo com meus filhos, fazer meus horários de trabalho e agradar meus clientes de uma forma, literalmente, doce. Estou me sentido realizada e, ao mesmo tempo, encorajada a fazer muito mais, aprender muito mais e oferecer muitas novidades à minha clientela que, inclusive, já estão ‘saindo do forno’”, finalizou Mirian.

De todos os tamanhos para qualquer tipo de evento ou reunião familiar

Serviço

Vanilla By Mirian Moreno

Rua Siqueira Campos, 316, Centro. Encomendas (19) 98405-9075

Facebook: Vanilla By Mirian Moreno

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br