Divulgado Chamamento Municipal para instituir o CONCULT – Conselho de Cultura Rio Pardo

http://www.minhasaojose.com.br

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

A Diretora de Cultura do Departamento de Esportes e Cultura – DEC, Yura Apoli, informou, por meio de nota à imprensa local, que está aberto o Chamamento Municipal para instituir o Conselho de Cultura Rio Pardo – CONCULT. Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, ela explicou um pouco sobre como será o Conselho e quais os objetivos do mesmo.

“A criação do CONCULT, além de contribuir com o planejamento e desenvolvimento de ações voltadas às políticas públicas na área cultural, também é essencial para que o município pleiteie recursos, por meio do Sistema de Cultura e do Fundo Nacional de Cultura. A criação do CONCULT é a primeira etapa para depois ocorrer a criação do Fundo Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura, que também são essenciais à captação de verbas direcionadas a diversos segmentos culturais da cidade”, explicou.

A partir de segunda-feira, dia 2 de maio, serão promovidas reuniões com os segmentos culturais, de modo a nomear titulares e suplentes de cada cadeira. Conforme a Lei nº 5.578, que estabelece as diretrizes para a criação do CONCULT de São José do Rio Pardo, as cadeiras a serem representadas são Diretoria Municipal de Cultura, Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo, Museus, Dança, Música, Artes Plásticas, Artesanato, Teatro, Circo, Conselho Euclidiano, ONGs, Coletivos, Saraus, Empresas Culturais, Consumidores de Cultura.

Yura informou que para as Secretarias Municipais, Museus e Conselho Euclidiano serão enviados ofícios para que as entidades indiquem dois representantes cada para compor o CONCULT. Para os demais segmentos serão organizadas reuniões internas para eleger democraticamente conselheiros. Os conselheiros do segmento Consumidores de Cultura serão eleitos no Fórum de Cultura.

“As pautas da reuniões serão, além da eleição, a Lei de Criação do CONCULT, as atribuições dos conselheiros e as demandas do segmento. As reuniões não são apenas voltadas aos interessados em serem conselheiros, mas a todos que auxiliam na construção desses diversos segmentos culturais. Portanto, estão todos convidados a participarem”, informou a diretora de Cultura.

Yura destacou ainda que além das ações inerentes do Conselho, os conselheiros e pessoas ligadas aos segmentos poderão contribuir com as demandas de cada área, proporem atividades, leis de incentivo, etc, com o intuito de tornar a Cultura do município mais democrática e tenha mais participação popular.

CONFIRA AS DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS DAS REUNIÕES

02/05 – Segmento Dança – 19h00 – Fábrica de Expressão

03/05 – Segmento Teatro – 19h00 – Fábrica de Expressão

04/05 – Segmento Artesanato – 19h00 – Mercado Cultural

05/05 – Segmento Música – 19h00 – Biblioteca Municipal

06/05 – Segmento Artes Plásticas – 19h00 – Museu Rio-Pardense

09/05 – Segmento Circo – 19h00 – Biblioteca Municipal

10/05 – Segmento ONGs, Saraus e Coletivos – 19h00 – Epidauro

11/05 – Segmento Empresas Culturais – 19h00 – Biblioteca Municipal

12-02 – Fórum de Cultura – 19h00 – Fábrica de Expressão

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br