CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Divulgadas as economias geradas pelo Programa Câmara Sustentável no ano de 2023 pelo Legislativo Municipal

http://www.minhasaojose.com.br

Por mais um ano, o Programa Câmara Sustentável obteve bons resultados, principalmente quanto à geração de economia ao Legislativo Municipal. Criado em 2021, o mesmo objetiva desenvolver ações de racionamento do uso de recursos, bem como promover a conscientização ambiental, inclusive entre os servidores da Casa de Leis.

O vereador professor Rafael Kocian, autor do Projeto que deu origem ao Programa, informou as relevantes economias geradas no ano de 2023 a partir das ações já implantadas pelo Câmara Sustentável, entre elas a substituição de documentos impressos por digitais, a implantação da fonte de energia fotovoltaica, instalação de secadores de mãos em todos os banheiros, torneiras temporizadas, válvulas de duplo acionamento, utilização de canecas e copos ao invés de descartáveis, além da implantação do sistema de coleta de água de chuva, em um reservatório de 10.000 litros, o que permite reuso para limpeza bruta e jardinagem da Praça dos Três Poderes.

“Com relação à energia fotovoltaica, a Câmara Municipal economizou R$ 23.027,60 no ano passado, o que corresponde a aproximadamente 1.506 árvores preservadas, 10.836 quilos de carvão padronizado economizados e 27.010 quilos de dióxido de carbono reduzidos”, informou.

Além disso, 100.050 folhas de papel não foram impressas, o que equivale a 10 árvores, 156 quilos reduzidos de dióxido de carbono, além da economia de 1.000.500 litros de água.

“A Câmara Municipal vem cumprindo seu papel em relação à Sustentabilidade e estou muito feliz com os resultados de 2023, agradecendo também à presidente, vereadora Lúcia Libânio, que deu continuidade ao Programa em sua gestão. Também gostaria de agradecer ao empenho dos servidores que muito colaboraram para que tivéssemos esses excelentes resultados”, concluiu Kocian.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br