Dengue: Mutirões de Limpeza continuarão neste ano, pois risco de epidemia não foi descartado

http://www.minhasaojose.com.br

Os Mutirões de Limpeza que foram promovidos pela Vigilância Epidemiológica em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses em 2019 devem continuar neste ano. A informação foi confirmada pela enfermeira coordenadora da V.E., Gisele Santos Flausino, que destacou já terem a programação com os roteiros a serem seguidos e que divulgará em breve.

Além dos Mutirões, as visitas nas residências também são constantes, visando orientar a comunidade e eliminar o maior número possível de cridouros do mosquito Aedes Aegypiti, que transmite não apenas a Dengue, mas a Chikungunya, a Zika e a Febre Amarela.

Embora os Mutirões continuem, Gisele alertou para que a população também faça a sua parte, essencial para a eliminação de criadouros. “Principalmente agora com o período de chuvas é muito importante que os moradores eliminem todos os recipientes que possam acumular água, principamente em quintais. Além disso, manter as calhas limpas, pois também podem acumular água e se tornarem criadouros do mosquito”.

O alerta para eliminação do máximo possível de criadouros é porque não está descartado o risco de uma epidemia da doença neste Verão, já que o vírus circulante é o tipo II, o que deixa a maioria da população vulnerável.

“A prevenção não custa nada. Basta cada um fazer a sua parte e, se possível, alertar aquele vizinho que mantém piscina em más condições, sem manutenção ou mesmo para que ele também vistorie o quintal para eliminar criadouros. Onde não há mosquito, não há doença”, concluiu Gisele.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br