Curso de Turismo Rural 2019 foi encerrado com Festival Gastronômico

http://www.minhasaojose.com.br

Reportagem e Texto: Natália Tiezzi Manetta

As atividades de 2019 do Curso de Turismo Rural, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato Rural de São José do Rio Pardo, foram finalizadas na quarta-feira, dia 27, com encerramento do último módulo, com aula prática aos 14 alunos que fizeram parte do programa neste ano.

As aulas aconteceram no Restaurante Recanto da Vovó, cuja proposta era realizar um Festival Gastronômico resgatando pratos típicos da culinária rio-pardense, tendo como ingrediente a cebola, que é destaque na agricultura local.

“Essa atividades fez parte do último módulo do Curso de Turismo Rural. Os alunos puderam colocar em prática algumas técnicas da gastronomia, sendo que o jantar especial preparado por eles foi servido a 60 convidados”, destacou a Instrutora do Programa, Marília de Castro Oliveira.

O Festival Gastronômico contou com a presença do Prefeito Ernani Vasconcelos, além do secretário municipal de Turismo, do presidente do Sindicato Rural, entre outras autoridades.

Marília explicou ainda que o Curso de Turismo Rural foi totalmente gratuito, desenvolvido durante 10 meses, sendo um módulo desenvolvido por mês, dentre eles com visitas práticas em diversas propriedades rurais, atrativos em áreas naturais, possibilidades de meios de hospedagem e alimentação na área rural, atendimento ao cliente e o festival gastronômico, fechando o programa.

Além dos módulos, também foi desenvolvido um almanaque cultural, que reúne um pouco da história de São José, suas lendas, crenças, gastronomia, artesanato, etc.

“Foi um curso muito proveitoso, pois os 14 alunos são proprietários rurais e estão engajados diretamente em diversas atividades propostas pelo curso. Sem dúvida, nosso objetivo foi alcançado, que é aprimorar e levar conhecimentos, bem como despertar novas possibilidades acerca do Turismo Rural, sendo que o município tem potencial para o seu desenvolvimento”, comentou a Instrutora do Programa.

Para 2020, Marília disse que a parceria entre SENAR e Sindicato Rural vai continuar para realização de novos cursos, sempre com o intuito de qualificar produtores, bem como a população em geral que se interesse pelos assuntos abordados, sempre de forma gratuita.

http://www.minhasaojose.com.br

2 comentários em “Curso de Turismo Rural 2019 foi encerrado com Festival Gastronômico

  • 29/11/2019 em 08:25
    Permalink

    Você pode obter mais informações pelo 3608-4471, no Sindicato Rural de São José do Rio Pardo.

  • 29/11/2019 em 00:02
    Permalink

    Muito interessante esses cursos gostaria de obter mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br