Covid-19: Em sete dias, mais 22 casos foram confirmados; média de 3 ao dia

http://www.minhasaojose.com.br

Semana também registrou aumento de pacientes hospitalizados e notificados

Texto: Natália Tiezzi

Os números da Covid-19 da última semana, período entre o dia 3 e 10 de julho deixou a Saúde em estado de alerta na cidade. De acordo com os números divulgados por meio da Vigilância Epidemiológica, mais 22 casos da doença foram confirmados, numa média de 3 por dia.

O que também aumentou nestes últimos sete dias foram as internações, passando de duas (quarto) na sexta, 3, para cinco no dia 10, sendo quatro pacientes em quartos e um na UTI.

Neste mesmo período, as notificações aumentaram de 337 para 390 e o número de pacientes aguardando resultados subiu de 69 para 83.

Embora a semana tenha registrado esse aumento mais significativo nos números, os pacientes recuperados também aumentaram, passando de 52 para 61. Exames negativos subiram de 176 para 193; os pacientes monitorados caíram de 75 para 67 e as pessoas aguardando resultado de exames subiu de 69 para 83.

Os números dessa última semana comprovam o que médicos e a própria secretária de Saúde têm alertado à população: é preciso continuar com as medidas de prevenção e, se possível, manter o isolamento social, além do uso de máscaras ao sair de casa e descontaminação das mãos com água e sabão e álcool gel.

Encontros, reuniões familiares e festas também não são recomendados justamente para evitar aglomerações. Pessoas pertencentes aos grupos de risco, como idosos e que possuam comorbidades como diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão, entre outros devem permanecer em casa.

Para os médicos, o isolamento social e o uso de máscaras são as únicas armas que temos para evitar o contágio da Covid-19, associados, é claro, com a higiene das mãos.

ESTÁ COM SINTOMAS? PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO

A recomendação da Saúde Municipal é para que as pessoas procurem atendimento  médico quando sentirem qualquer sintoma relacionado à síndrome gripal, entre eles febre, dor de garganta, tosse ou falta de ar. O diagnóstico precoce diminui os riscos de agravamento nos casos positivos da doença, inclusive uma possível internação.

Os atendimentos para casos suspeitos de Covid-19 estão sendo realizados no PPA Central (adultos) e na Pediatria para crianças.

TRATAMENTOS E TESTES RÁPIDOS

Diante deste aumento nos números da doença no município, a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando os protocolos para enfrentamento e tratamento da Covid-19, além dos testes rápidos. “Estamos ampliando o protocolo de atendimento, onde o mesmo será realizado de forma precoce para os casos confirmados leves, uma vez que hoje o tratamento é realizado nos casos confirmados que necessitam de internação, ou seja, casos graves da doença. O objetivo é também evitar o agravamento da doença, mesmo nestes casos mais leves. Neste momento estamos organizando as medicações e assim que chegarem já vamos iniciar esses tratamentos”, destacou a secretária de Saúde, Juliana Flausino.

Com relação aos testes rápidos, a secretária disse que a Saúde Municipal testará todos os suspeitos de Covid-19 a partir do 8º dia de manifestação, conforme a indicação do teste, e também todos que estiverem em monitoramento domiciliar para alta no 14º dia.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br