Covid-19: Dr. Eliezer fala do aumento nas internações e situação dos pacientes

http://www.minhasaojose.com.br

Ele voltou a pedir que a população mantenha as medidas de prevenção para que casos positivos não aumentem de uma só vez

Texto: Natália Tiezzi

No último final de semana, São José registrou um número mais expressivo de internações de pacientes com Covid-19. Além disso, os casos positivos também tiveram um aumento, com uma média de dois registros positivados por dia.

Para falar sobre a situação da doença na cidade, a assessoria de imprensa da Prefeitura entrevistou o médico e diretor do Pronto Socorro, Eliezer Gusmão, que também faz parte do Comitê de Crise de Combate ao Novo Coronavírus, que destacou que embora haja este aumento no número de casos positivos, ele ainda está acontecendo de forma esperada.

“Pelo tempo que a doença está acontecendo, cerca de 4 meses, ainda estamos com um número relativamente baixo, inclusive diários, de casos positivos, porém isso se comparado a outros municípios. O que quero dizer é que aqui não teve um ‘estouro’ de casos positivos de uma só vez e que assim permaneça. Os casos continuam acontecendo de forma contínua, porém poucos registros diários, o que já era esperado”, comentou.

Sobre as internações na Santa Casa, sendo cinco registradas no último final de semana, o médico disse que quatro pacientes estão na área de isolamento (quartos) e que reagem bem ao tratamento. “Inclusive dois desses pacientes não são de São José. Os quatro estão estáveis e dois deles já receberão alta nos próximos dias. Somente um deles, vindo de Itobi, um homem de 53 anos que já chegou aqui em estado mais grave precisou ser encaminhado à UTI e intubado.

Eliezer destacou, ainda, que o clima mais frio e o relaxamento de muitas pessoas com relação às medidas para prevenir a Covid-19 podem ter levado a esse aumento mais acentuado de casos positivos e internações na última semana. “Mais uma vez eu peço: não é hora de afrouxar as medidas de prevenção. Só estamos registrando esse número ainda menos expressivo de casos se comparado a outros municípios devido ao isolamento social e demais medidas que estão sendo tomadas há meses, não apenas pela população, mas pelos comércios, etc. E incluo nisso o trabalho muito eficiente da Saúde Municipal, que está implantando e cumprindo esses protocolos de segurança com os pacientes”.

Neste ínterim, Eliezer também comentou sobre os casos recuperados. “Isso se deve ao diagnóstico precoce, tratamento adequado. É por isso que estamos pedindo para que as pessoas que manifestem qualquer sintoma de síndrome gripal que procurem atendimento médico. Quanto mais precocemente a Covid-19 é diagnosticada, menores são as chances de uma complicação, que pode levar às internações”.

Por fim, o médico voltou a pedir para que a população e comércio continuem colaborando com as medidas de prevenção. “Os números da Covid-19 em São José podem dar essa falsa impressão de que está tudo sob controle, mas, na verdade, não está, até porque é impossível prever um controle da doença neste momento. Este período, que acredito que se estenderá pelos próximos 30 a 50 dias, ainda requer muito cuidado, inclusive com os idosos (grupo de risco) e pessoas com comorbidades. Portanto, para quem puder, fique em casa e se for preciso sair para trabalhar continue com as medidas de prevenção: distanciamento social de pelo menos 1,5 metros, lavagem das mãos com água e sabão constantes e uso de álcool gel”, concluiu.

A entrevista completa com o dr. Eliezer pode ser acessada na página oficial da Prefeitura no Facebook.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br