Carros: A paixão que se tornou profissão entre pai e filhos

http://www.minhasaojose.com.br

A pequena oficina no fundo da casa da família Rodrigues deu lugar ao MD Centro Automotivo, que conta com a experiência do sr. Roque e dos filhos Murilo e Diego

Reportagem, texto e fotos: Natália Tiezzi Manetta

Muitas vezes a paixão nasce pelas pequenas vivências e experiências do dia-a-dia. Com a família Rodrigues não foi diferente. Apaixonado por carros, o senhor Roque Celso Rodrigues, após longo período de trabalho em oficinas mecânicas de grandes concessionárias rio-pardenses optou em ter seu próprio espaço onde pudesse fazer o que mais apreciava na vida: consertar carros.

O ano era 1990 e Roque, que estava em férias de uma das concessionárias que trabalhava, abriu a oficina nos ‘fundos’ de sua casa. Clientes não lhe faltaram, já que muita gente conhecia seu trabalho por meio das oficinas onde trabalhou. A oficina própria deu tão certo que ele não voltou ao trabalho na concessionária.

E o senhor Roque tinha boas companhias em sua oficina: os filhos Murilo e Diego, que desde crianças vivenciaram o dia-a-dia corrido do pai e, assim como ele, se apaixonaram por carros, ou melhor, por tudo que diz respeito a automóveis.

Em 1993, Roque saiu dos fundos de casa e mudou sua oficina para um barracão, onde permaneceu até 2012. Os filhos aprenderam a profissão do pai brincando, observando-o trabalhar. Mas, quando cresceram, a oficina do pai ficou em segundo plano de ambos profissionalmente.

Murilo e Diego foram trabalhar em agências bancárias, entretanto, nunca deixaram a paixão pelos carros de lado. “Trabalhávamos em horários alternados e quando saíamos da agência vínhamos ajudar nosso pai na oficina”, explicou Diego.

Após o período nas agências, Murilo e Diego também trabalharam por um tempo em concessionárias. E se alguém pensa que o senhor Roque se incomodou com o fato dos filhos trabalharem em outros locais, engana-se. “Meu pai sempre apoiou tudo que fizemos em nossas vidas profissionais. Ele nunca influenciou ou obrigou que ficássemos em sua oficina, muito pelo contrário. Sempre quis e nos ensinou a trilharmos nosso próprio caminho”, observou Murilo.

Tímido, a reportagem flagrou o senhor Roque fazendo o que mais gosta: consertando ali, ajeitando acolá: “Tenho muito orgulho dos meus filhos. Acho que eles não fariam outra coisa da vida a não ser a mecânica. Tanto que aqui estão e me sinto feliz e satisfeito em fazer parte dessa equipe”, disse.

A EXPERIÊNCIA ALIADA À TECNOLOGIA

Embora tenham tido outras experiências profissionais, Murilo e Diego, ainda quando trabalhavam em concessionárias tiveram a ideia de também terem seu próprio espaço na área automotiva. “Procuramos um local e encontramos aqui na Avenida Belmonte. O MD Centro Automotivo foi inaugurada em outubro de 2011”, informou Diego.

Após alguns meses, os irmãos convidaram o pai para trabalhar junto a eles no novo negócio. “Meu pai estava sozinho na oficina dele, já mais velho e fizemos o convite para que trabalhasse aqui conosco, sendo funcionário como todos nós somos. Ele aceitou e também trouxe minha mãe, a dona Mercedes Scarcella Rodrigues, para compor nossa equipe familiar de trabalho. Para ela também foi uma oportunidade de se sentir útil, de trabalhar e ela faz isso com muita seriedade e competência”, explicou Murilo.

Os irmãos aperfeiçoaram seus conhecimentos em diversos cursos, inclusive feitos por meio do SENAI, e aliaram a tecnologia dos aprendizados à experiência do senhor Roque e, claro, à sabedoria de dona Mercedes, que cuida do administrativo da empresa.

“Alem da experiência, meu pai ajudou muito na questão dos clientes, pois conhecia muita gente. Até hoje atendemos muitos clientes que eram de sua oficina e agora fazem parte da clientela MD”, ressaltou Diego.

Sobre o que mais aprenderam com o pai durante todos os anos de oficina, os irmãos foram enfáticos. “Honestidade. Nosso pai sempre nos ensinou que na mecânica é isso que vale. Se tiver algo ruim no carro, troca. Se não tiver, não precisa trocar. Faça somente o que for preciso no veículo do cliente. Essa lição colocamos em prática todos os dias aqui na empresa”, destacaram.

E essa grande lição passada de pai para filhos garante o êxito nos negócios da empresa. Atualmente, o MD é um dos Centros Automotivos mais conhecidos na cidade e também presta serviços em toda a região. “Prestamos serviços mecânicos em toda linha leve automotiva, nacional e importada (motor, câmbio, freio, suspensão, direção, injeção eletrônica, alinhamento, balanceamento, bateria, sistema de arrefecimento, câmbio, além de pneus), além de possuirmos uma linha básica de peças em estoque para maior comodidade e agilidade nos serviços aos nossos clientes”, informaram os irmãos.

Diego, senhor Roque, dona Mercedes e Murilo: família unida também na profissão

FUTURO: AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO E LINHA DE PEÇAS

Murilo, que tem um filho pequeno que já frequenta bastante o centro automotivo, disse que não o influenciará a ser mecânico. “Ele, assim como eu, adora carros! Mas poderá seguir a profissão que quiser que tanto eu quanto minha esposa o apoiaremos. Claro que ficaria muito feliz se ele desse continuidade a tudo isso, mas ainda é muito cedo”.

E por falar em futuro, Diego disse que um dos sonhos dele e do irmão é ampliar o espaço da empresa, bem como a linha de peças. “E, claro, sempre aprimorar os conhecimentos, oferecer a mais alta tecnologia e a agilidade nos serviços, que fazemos questão de manter aqui na empresa”, salientou.

Para finalizar, a reportagem indagou aos irmãos sobre qual seria o segredo para o êxito nos negócios. “Acreditamos ser um conjunto de ações, que vão desde a honestidade, bom atendimento e sempre resolver o problema do cliente da melhor maneira, com qualidade e preço justo. Além disso, fazer o que se gosta. E aqui, nossa família é apaixonada por carros. Fazemos, realmente, o que gostamos”, concluíram Diego e Murilo.

O MD Centro Automotivo e Peças fica à avenida Belmonte, 302
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange