Campanha de Multivacinação será promovida até dia 30

http://www.minhasaojose.com.br

Público alvo são as crianças de 1 a 4 anos para receber dose extra contra a Poliomielite e adolescentes menores de 15 anos para atualização das cadernetas de vacinação

Texto: Natália Tiezzi

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação será promovida até dia 30 de outubro, tendo como público alvo as crianças de 1 a 4 anos para receber dose extra contra a Poliomielite e adolescentes menores de 15 anos para atualização das cadernetas de vacinação.

De acordo com a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gisele Santos Flausino, a avaliação da campanha até o momento é positiva, visto que no “Dia D” de vacinação, ocorrido no último sábado, a procura pelas doses foi alta. “Iniciamos essa semana com bastante movimento nos locais de vacinação, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Por isso pedimos para que os pais ou responsáveis fiquem atentos e levem as crianças para vacinar. Também alertamos aos adolescentes que busquem o posto ou uma unidade básica de saúde para análise da situação vacinal e atualização das cadernetas. As vacinas são de extrema importância para evitarmos doenças que já foram erradicadas no Brasil, a exemplo da Pólio, mas que algumas estão voltando a acontecer, como é o caso do Sarampo”, observou Gisele.

Além das crianças e adolescentes, a campanha também visa atingir o público adulto, entre 20 e 49 anos, ainda não vacinado com a dose extra da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), conforme as recomendações do Ministério da Saúde.

A vacinação está ocorrendo no Posto de Saúde, além das Unidades Básicas de Saúde, conforme horário de atendimento de cada uma. Todas as unidades adotaram os protocolos sanitários, tornando a vacinação mais segura.

Em caso de sintomas respiratórios ou febre, as pessoas não devem buscar a vacinação, precisando respeitar o período de 14 dias de isolamento e, após isso, estarem há pelo menos três dias sem sintomas para se vacinarem.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br