Câmara homenageia atletas rio-pardenses com o “Diploma Mérito Esportivo”

http://www.minhasaojose.com.br

Na terça-feira, 23 de fevereiro, antes do início da sessão ordinária, a Câmara Municipal promoveu o “Dia do Esportista”, instituído em 2003, por iniciativa do vereador Paulo Sérgio Rodrigues, cuja homenagem faz parte do calendário de eventos da Casa.

Durante o cerimonial, apresentado pela chefe de Gabinete Parlamentar, Natália Tiezzi Manetta, foram apresentados, resumidamente, os currículos dos sete atletas homenageados neste ano, os quais foram indicados pelos vereadores Henrique Torres, Gabriel Navega, Rafael Kocian, Lúcia Helena Libânio da Cruz, Fernando Gomes, Eduardo Ramos e Paulo Sérgio Rodrigues.

Os homenageados estiveram presentes à sessão, sem acompanhantes, à exceção de uma homenageada, que foi acompanhada pelo pai por ser menor, e receberam o Diploma de Mérito Esportivo pelos vereadores que fizeram as respectivas indicações.

“O Diploma de Mérito Esportivo é uma singela forma de reconhecimento e respeito aos esportistas rio-pardenses que marcaram e marcam seus nomes não apenas nos pódios, mas nos corações de toda uma sociedade por meio da dedicação, empenho e incentivo às práticas esportivas. Mais do que medalhas e títulos, os esportistas aqui presentes são exemplos de determinação, de perseverança e de vida para todos nós!”, destacou o cerimonial.

O vereador e presidente da Casa, Rafael Kocian, parabenizou os atletas, principalmente pelo empenho e persistência mesmo em meio à pandemia, momento difícil também para os esportes. “A contribuição de todos aqui presentes, bem como dos atletas brasileiros vai muito além do esporte. Vocês são grandes exemplos de determinação e superação, inclusive agora com a pandemia, se mostrando persistentes em suas práticas esportivas mesmo enfrentando inúmeras dificuldades”, destacou.

HOMENAGEADOS

Confira, abaixo, um pouco da história esportiva de cada homenageado.

Carlos Henrique Caveanha. Kaíke, como é popularmente conhecido, é grande exemplo não apenas de esportista, mas de ser humano que, embora diante das limitações e obstáculos da vida não desistiu dos seus sonhos esportivos. Kaíque é paratleta desde 2009, da classe F34, para pessoas com paralisia cerebral.  Ele foi 9 vezes campeão Paulista na competição dos Jogos Abertos, onde sempre atuou com brilhantismo. Conquistou mais de 60 medalhas nas disputas dos Jogos Regionais e Abertos, um feito inigualável a outros paratletas rio-pardenses. E não para por aí: Kaíke é recordista Brasileiro nas provas de Lançamento de Dardo e de Disco e no Arremesso de Peso. Como se vê, a contribuição dada por Kaíque Caveagna ao esporte é grandiosa. Por todos os cantos deste país, quando disputa, eleva o nome de São José do Rio Pardo em cada competição.

Guilherme Quirino Junqueira. Este é seu nome, mas o jovem atleta é popularmente conhecido como Gui. Ele nasceu normal, porém nos primeiros dias de vida apresentou uma afecção decorrente de uma lesão neurológica. Os pais do jovem, dona Divina Quirino e o pai, Carlos Junqueira nunca mediram esforços para a recuperação do filho e explicaram que mesmo sendo tratado tardiamente, Gui só evoluiu: ele demorou um pouco mais para andar e a dicção também foi afetada. Foram muitos anos de Fisioterapia, Terapia e Fonoaudiologia e os resultados começaram a aparecer. Muito persistente, Gui estudou em escola normal, passou pela Escola Especial Cáritas e concluiu o 2 Grau na E.E. Dr. Cândido Rodrigues. E, apesar de suas limitações, Gui tinha um sonho: andar de bicicleta. Foram inúmeros tombos, arranhões, cortes, mas ele não desistiu da vontade de pedalar. E, com tanta insistência, o exercício foi moldando seu corpo e elevando sua autoestima. Hoje, Gui é um atleta de nível quase profissional e poderia até ser profissional se tivesse tido orientação para isso. São vários troféus de competições em maratonas de ciclismo no Estado de São Paulo e Minas Gerais. Ele participou de 10 Caminhos da Fé até a cidade de Aparecida, e inúmeras viagens de bike por toda a região. A sua resistência é tão grande que chegou a pedalar 220 quilômetros num só dia e com altimetria (subidas) de 4800 metros. Isso, pra quem pedala e conhece o esporte, sabe o quanto é difícil esse feito.

Ivan Donizeti do Nascimento. Ele é um atleta que se destaca em duas modalidades esportivas, o futebol e também o Jiu Jitsu. Como jogador de futebol, ele fundou, em 1996, a equipe Cooffe The Morning, uma homenagem à empresa em que o atleta trabalhava quando a formou. Nestes 25 anos, mais de 300 atletas passaram pelo time, que conquistou inúmeros campeonatos municipais e regionais, a exemplo da Taça São José, Campeonato Regional de Futsal em Arceburgo, Liga Riopardense de Futsal, entre outros. Já no Jiu Jitsu, Ivan fundou a Academia Barbosa, uma franquia, aqui em Rio Pardo, onde também já passaram centenas de atletas, entre eles campeões paulistas, brasileiros, sul-americanos e mundiais. Assim como no futebol, o atleta também se destaca nesta modalidade esportiva, sendo 4 vezes campeão interno pela Barbosa, duas vezes campeão sul americano, campeão panamericano, bicampeão paulista, campeão internacional, todos pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo e campeão paulista pela Federação Paulista de Jiu Jitsu.

Rodrigo dos Santos Almeida: O atleta é Faixa Preta em Jiu Jitsu formado pelo mestre Marco Antônio Barbosa, da Barbosa Jiu Jitsu. Rodrigo, que reside e trabalha em São Paulo faz 9 anos, iniciou sua carreira na modalidade esportiva em Rio Pardo, sendo campeão mundial nogi, campeão panamericano, campeão brasileiro, campeão internacional, todos faixa preta pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo, além de obter a terceira colocação em dois campeonatos pelo BJJ Pro, competição mundial por São Paulo e Curitiba e uma terceira colocação no sul brasileiro pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. Ele também foi campeão do GIG, em disputa realizada em Paris, na França. A vasta experiência como atleta rendeu e rende a Rodrigo a participação em seminários e palestras em países como Inglaterra, Chile, França e por diversos estados brasileiros. Durante período em que defendeu a equipe Barbosa Jiu Jitsu, Rodrigo foi professor substituto do mestre Barbosa e eleito por três anos consecutivos o atleta maia assíduo da equipe. Atualmente, ele ministra aulas de jiu jitsu na empresa Google Brasil.

Tais de Cássia Gonçalves de Brito: Ela é uma jovem atleta apaixonada pelo futsal, que iniciou nas quadras de São José aos 13 anos. Após 3 anos, aos 16, a atleta já despontava profissionalmente defendendo a equipe do XV de Piracicaba e quatro anos depois defendeu a equipe de Futsal no município de Caconde. Neste ínterim, Taís também foi aprovada em testes na Associação Atlética Riopardense e para o futebol nos Estados Unidos. Entre os títulos conquistados pela atleta em campeonatos, destaque para a Liga Sanjoanense, aos 14 anos, e o Campeonato Regional, quando a equipe rio-pardense conquistou o segundo lugar.O notável dom, além do comprometimento e dedicação fizeram com que Taistambém fosse eleita por duas vezes como melhor jogadora e cinco vezes artilheira.

Thiago Claro Cambuim. Ele foi um daqueles meninos que bastava uma bola de futebol para tornar seu dia feliz. E o que era uma diversão de criança se tornou profissão. Thiago, que é graduado em Educação Física, foi atleta profissional de futebol entre os anos de 2003 a 2012 e defendeu times domo Associação Atlética Portuguesa Santista, ADC Cabofriense, Mogi Mirim Esporte Clube, Clube Atlético Guaçuano, Associação Atlética Francana, MS Saad, Operário EC e o Misto de 3 Lagoas. Medalhas e troféus não faltaram neste período, sendo que Thiago foi Campeão Paulista sub-20 em 2006 pelo Mogi Mirim Esporte Clube, um dos títulos mais importante de sua carreira. E para quem pensa que aos 34 anos Thiago pendurou as chuteiras, engana-se! Ele apenas passou de jogador para coordenador das categorias de base do Vasco Futebol Clube, aqui em Rio Pardo, além de trabalhar também como Personal na área de Treinamento Funcional e Personal Soccer.

Yasmim Reis Abrão. Ela praticamente nasceu nas piscinas. Yasmin é filha de Iury Abrão e Regina Reis Abrão, dois educadores físicos de renome, sendo Iury campeão de Natação diversas vezes e atual técnico dela. E Iasmim seguiu o exemplo do pai: começou a frequentar as aulas de natação com apenas 3 meses e nunca mais parou. Sempre incentivada pela família, ela começou a participar de competições aos 5 anos e desde as primeiras provas se destacou no estilo nado costas. Sempre com excelentes resultados nos campeonatos e provas que disputava, Iasmim chamou a atenção de grandes clubes e recebeu convite para nadar no Sport Club Corinthians em 2020, ano da pandemia, e mesmo assim se destacou nas tomadas de tempo e competições pontuais terminando o ano ranqueada entre as melhores do Brasil. Atualmente ela treina no Centro de Treinamento aquático do Vale do Redentor, representando a cidade de São José do Rio Pardo e o Sport Clube Corinthians e já tem metas para este ano: nadar o Campeonato Brasileiro Juvenil em Campo Grande, em junho, que é a seletiva para o Campeonato Sul Americano e em julho nadará sua primeira competição internacional na cidade de Lisboa, no Campeonato Português de Natação, onde será seletiva para 4 competições na Europa. E ela tem chances tanto de representar o Brasil no Sul Americano como participar da equipe Portuguesa nas competições Europeias.

Carlos Henrique Caveanha recebendo o Diploma pelo vereador Paulo Sérgio Rodrigues 
Guilherme Quirino Junqueira recebendo o Diploma do vereador Gabriel Navega
Ivan Donizeti do Nascimento recebendo o Diploma do vereador Henrique Torres
Rodrigo dos Santos Almeida recebendo o Diploma do vereador Fernando Gomes
Tais de Cássia Gonçalves de Brito recebendo o Diploma do vereador Rafael Kocian
Yasmim Reis Abrão recebendo o Diploma da vereadora Lúcia Helena Libânio da Cruz
Thiago Claro Cambuim recebendo o Diploma do vereador Eduardo Ramos
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange