Calor e alimentação: Cuidados devem ser maiores com crianças e idosos

http://www.minhasaojose.com.br

Por: Nutricionista Marina Fechio

Com a chegada do calor ocorre em nosso organismo uma maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva. A perda desses líquidos deixa o sangue mais viscoso, aumentando o risco de trombose, infarto e AVC.

Crianças e idosos são grupos mais susceptíveis e o cuidado deve ser redobrado. Por isso há necessidade maior de se hidratar, para que todo líquido perdido seja reposto. Além de água e água de coco, as frutas possuem dentro de si muita água e outros compostos bioativos que reduzem a viscosidade do sangue, Também é importante se atentar e evitar produtos com adição de açúcar, massas feitas com farinhas refinadas, e gorduras, pois os mesmos aumentam a viscosidade do sangue. Outras dicas:

  • as carnes magras são as mais indicadas nesta época, devido a fácil digestão, além de serem mais saudáveis. O melhor é optar pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carnes vermelhas magras. Evite as carnes de aves com pele, carne de porco e carnes com gordura aparente. Quanto à forma de preparo varie entre cozidos, grelhados e assados deixando de lado as frituras, que não combinam com o clima quente, além de serem extremamente calóricas;
  • ao invés das sobremesas doces, opte por sugestões mais refrescantes nestes dias quentes. Os mais indicados são: sorvete de fruta no palito, saladas de frutas;
  • Cuidados com a higiene e a qualidade dos alimentos.  A alta temperatura facilita a proliferação de fungos e bactérias.

Suco Detox para se hidratar no verão

Suco de maçã com salsão

Ingredientes:

300 ml de água ou água-de-coco

1 colher de sopa de semente de linhaça

1 maçã

1 talo de salsão

1 castanha-do-Pará

2 folhas de hortelã

1 cravo-da-índia

Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores minhasaojose@uol.com.br