CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Zeladoria Urbana, antigo PPA (Vale) e elevador no P.S. foram alguns assuntos abordados na Sessão da Câmara

http://www.minhasaojose.com.br

Na tarde de terça-feira, dia 25, a Câmara Municipal promoveu sua 11ª Sessão Ordinária e a Zeladoria Urbana voltou a ser um dos principais temas de proposituras e abordagens dos vereadores.

O vereador Paulo Sérgio Rodrigues, atendendo a pedidos de moradores, sugeriu ao Executivo Municipal a retirada de restos de limpeza em área situada em frente à Avenida Clarisvaldo Smith Vasconcelos, no bairro Professor Rheder. “A Prefeitura promoveu a limpeza no espaço, mas deixou o mato amontoado, próximo à rede de transmissão de energia, e um incêndio ali poderia trazer graves consequências, como temem os munícipes”, observou. Aliás, moradores de diversos bairros já fizeram observações acerca dos restos de limpeza deixados pela Prefeitura com a mesma preocupação, alertando que o acúmulo também contribui à proliferação de animais peçonhentos e deixa a cidade com aspecto de desleixo.

A sujeira, dessa vez por conta do lixo despejado de forma irregular na estrada de acesso à Fazenda Pinheiro foi tema de requerimento do vereador Moraci Bállico à Prefeitura. “Há possibilidade de instalar uma caçamba coletora nesta localidade, que fica à frente da caixa d’água da referida propriedade? O espaço vem servindo de depósito de lixo e entulho a céu aberto, proliferando animais peçonhentos, insetos e mau cheiro, causando incômodo aos moradores das proximidades”, indagou e observou.

Já a falta de zeladoria na “Praça do Mercado” (Barão do Rio Branco) foi tema de dois requerimentos do vereador Henrique Torres ao Executivo Municipal. Ele solicitou informações a respeito dos banheiros públicos no local, que sempre estão fechados, sem limpeza, sem manutenção e sem indicação de gênero. “A praça recebe feiras às quintas e aos sábados, além do grande fluxo de pessoas durante todos os dias da semana, a exemplo de alunos da escola “Dr. Cândido Rodrigues”, comerciantes, idosos, que não podem usar os banheiros, que são públicos. Faz-se necessário abri-los à população, promover manutenção, limpeza e a colocação de placas de masculino e feminino”, destacou.

As Sessões na Câmara ocorrem às terças-feiras, 15h00, no Plenário e são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo na Internet

Em outro requerimento, ele solicitou informações à Prefeitura a respeito de data prevista para recolocação de lixeiras na Praça do Mercado. “A falta de lixeiras faz com que os frequentadores do espaço, principalmente das feiras e eventos ali realizados descartem, muitas vezes, o lixo no gramado ou no chão. A recolocação se faz urgente na praça”, ressaltou.

A manutenção de estradas rurais também voltou a ser abordada na Casa de Leis, dessa vez por meio de indicação do vereador Fernando Gomes, que sugeriu à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente serviços na estrada do “Paula Lima”, especialmente nas proximidades dos barracões localizados na entrada do bairro. “A referida estrada está com muitos buracos, o que dificulta o tráfego não apenas de veículos, mas especialmente de caminhões que carregam cargas pesadas e precisam fazer muitas manobras”, justificou.

Na área da Saúde, o vereador Eduardo Ramos voltou a solicitar informações, junto ao Executivo Municipal, sobre o destino do antigo PPA do bairro Vale Redentor. “O local continua sendo utilizado por usuários de drogas e a proximidade com a escola pode colocar em risco a segurança dos alunos, além de o espaço estar sempre muito sujo, um ambiente insalubre. Gostaria de saber se o prédio será demolido ou reformado, bem como qual a previsão para isso acontecer”, indagou, justificando que a propositura foi elaborada para atender recorrente demanda dos moradores.

O vereador Gabriel Navega, atendendo a pedido antigo de munícipes e profissionais da Saúde, sugeriu a instalação de elevador no Pronto Socorro Municipal. “O elevador facilitaria o transporte de pacientes para o 2º andar e vice-versa, otimizando os atendimentos, consultas, bem como garantindo mais segurança e comodidade a todos, inclusive à equipe de profissionais que lá atua”, observou.

Na área de Cultura e Educação, a vereadora Lúcia Libânio solicitou ao Executivo Municipal, à Secretaria Municipal de Turismo e ao Polo do Conservatório de Tatuí informações sobre a possibilidade de patrocínio à aquisição de novos instrumentos de sopro para a FACSTAI – Fanfarra do Colégio Santa Inês, sendo uma das mais tradicionais do município.

Por fim, o vereador professor Rafael Kocian sugeriu ao Executivo Municipal a adoção de medidas para prevenção de impactos causados por fortes precipitações de chuva no município, conforme levantamentos realizados por alunos da ETEC “Profº Rodolpho José Del Guerra”. “Como é de conhecimento público, sabe-se que as chuvas tem caído de forma mais intensa em intervalo de tempo menores do que ocorriam décadas atrás. Portanto, é preciso repensar nosso modelo de captação de águas das chuvas, bem como adotar ações de prevenção a desastres oriundos das mudanças climáticas. A propositura se justifica a partir de questionamentos feitos pelos alunos da 3ª série do curso de Linguagens, Ciências Humanas e Sociais da ETEC, durante atividade da Escola do Legislativo”, concluiu.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br