Tempo seco e problemas oculares: Dra. Denise Ferreira explica como trata-los e evita-los

http://www.minhasaojose.com.br

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

O tempo seco, principalmente com o agravante das queimadas, pode prejudicar a saúde dos olhos, independetemente da idade. Irritações, coceiras e até infecções podem ocorrer, inclusive nas crianças, as quais tendem a sofrer mais com os efeitos do ar poluído.

Para explicar quais os principais problemas oculares que podem ocorrer nesta época,o www.minhasaojose.com.br conversou com a oftalmologista Denise Fronzaglia Ferreira, que também explicou como trata-los e evita-los.

A médica orientou sobre a forma correta de fazer a limpeza dos óculos para aqueles que fazem uso dele, bem como a higienização dos olhos.

Denise chamou a atenção para o uso indiscriminado de colírios, que podem agravar ainda mais os problemas se não forem prescritos corretamente por um oftalmologista. “Nestes casos, o ideal é sempre buscar ajuda médica para que ele oriente qual a melhor opção para cada problema”, disse.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra e tire suas dúvidas sobre os problemas oculares ocasionados pelo tempo seco.

Dra. Denise, quais são os principais problemas oculares que o tempo seco e as queimadas podem causar?

Denise Fronzaglia Ferreira: Os principais problemas oculares nessa situação são o olho seco e a alergia ocular (conjuntivite alérgica).

O que fazer quando os sintomas (olhos avermelhados, coceira, irritação) surgirem?

Devemos evitar passar as mãos nos olhos para não corrermos risco de infecção e agendarmos uma consulta médica de urgência. É indicado em casos leves que já têm diagnóstico anterior de olho seco/alergia a lavagem da raiz dos cílios com os olhos fechados utilizando xampu neutro infantil, compressas com água fria filtrada e uso de lubrificantes oculares (podem ser mantidos em região limpa da geladeira para fornecerem mais alívio)

Esses problemas podem acontecer em qualquer idade ou são mais comuns em determinadas faixas etárias?

Todas as idades podem sofrer com as consequências do clima e das queimadas, mas as crianças alérgicas e pacientes que já têm olho seco de base, em sua maioria mulheres, tendem a sentir mais os efeitos negativos dessa situação.

Devemos tomar cuidado com colírios ou podemos utilizar aqueles sem antibiótico para amenizar esses problemas?

Existem diversos colírios que, infelizmente, são vendidos sem prescrição médica. O ideal é sempre ir ao médico para que ele oriente qual a melhor opção para cada caso, mas é possível utilizar colírios classificados como Lubrificantes Oculares (Hialuronato de Sódio, Carmelose Sódica) se não for possível comparecer a uma consulta.

Para quem usa óculos, qual é a maneira correta de limpa-los?

Deve-se limpar com uma flanela própria ou lenços macios. Se for necessário usar sabão, opte pelos neutros e evite ao máximo o contato da água com as partes metálicas das armações.

Como podemos amenizar esses problemas devido ao tempo seco? Há uma forma correta para limparmos nossos olhos sem agredi-los?

Existem diversos produtos no mercado para a limpeza da região dos olhos, mas em casos mais simples costumo indicar xampú ou sabão neutro infantil. Deve-se fechar os olhos, esfregar a raiz dos cílios delicadamente com a espuma do produto e enxaguar com água limpa após. Mulheres que usam maquiagem devem retirá-la com produtos específicos antes da lavagem. Realizando a limpeza uma a duas vezes ao dia e associando colírios lubrificantes é possível amenizar sintomas de desconforto.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange