CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Professor Zanata recebeu homenagem: Já são 55 anos de Magistério

http://www.minhasaojose.com.br
Professor Zanata ao lado do vereador Fernando Gomes quando recebeu o “Prêmio Professor Paulo Freire”, indicado na Categoria ‘Professor Aposentado’ pelo Colégio Unigrau, onde lecionou Matemática por anos’

Texto: Natália Tiezzi

Um professor muito querido e lembrado por centenas de alunos rio-pardenses recebeu merecida homenagem na Câmara Municipal nesta semana. Francisco Antônio Zanata recebeu o “Prêmio Professor Paulo Freire”, na categoria professor aposentado, pelos 42 anos dedicados ao Magistério nas redes municipal e estadual de ensino.

Embora aposentado por ambas redes, Zanata, aos quase 74 anos, que serão completados em dezembro, ainda leciona na FEUC – Faculdade Euclides da Cunha, cujo cargo de professor na instituição ocupa desde 1980.

Embora não seja rio-pardense, já que nasceu em Santa Cruz das Palmeiras, desde o início da década de 80, Zanata leciona na ‘terrinha’, e ele e sua família ‘adotaram’ Rio Pardo como segunda terra natal.

A facilidade com a Matemática e a paixão pelo Magistério começou ainda na infância. A mãe, Luiza Robello Zanata, foi professora primária responsável por alfabetizar grande parte dos cidadãos palmeirenses. O pai, Raymundo Zanata foi industrial.

Aos sete anos, Zanata já ensinava os colegas de classe no Grupo, hoje o Ensino Fundamental I. Quando fez o Ginásio (Ensino Fundamental II), ele estudava no período da manhã e no período da tarde fazia suas lições no fundo da classe em que a mãe dava aula. E foi aí que nasceu o gosto pela profissão.

Zanata teve toda a formação básica escolar realizada em escolas públicas de santa Cruz das Palmeiras e também estudou no Colégio Normal de Pirassununga. A graduação em Matemática ocorreu em 1972 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé.

Porém, em 1968, enquanto estudava licenciatura em Matemática, ele já dava aulas na Escola Municipal de Comércio de Santa Cruz das Palmeiras. Após a graduação, em 1972, também ministrou aulas em Igaraí e Caconde para o atual Ensino Fundamental. Em 1975, concursado pelo Estado, lecionou em Caconde até 1981, e no mesmo ano iniciou sua trajetória no Magistério estadual em Rio Pardo, quando veio a ocupar o cargo deixado pela professora Ramysa Jorge na Escola Estadual Euclides da Cunha, permanecendo até 2010.

Mas, o início da trajetória como professor aqui em São José ocorreu em 1980, quando Zanata começou a lecionar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, uma instituição muito especial para ele, a qual continua professor.

Além dessas escolas e faculdade, Zanata também trabalhou em colégios particulares, como o Colégio Objetivo e Colégio Unigrau, entre os anos de 1993 até 2022.

Neste registro, Zanata junto à esposa, Elizabete, filhos e netos (Foto: Facebook)

Casado com Elizabete Prado Zanata desde 1976, com quem tem três filhos, Diogo Rafael Prado Zanata (Engenheiro Eletricista), Glaucia Prado Zanata (Engenheira Eletricista) e Katia Prado Zanata (Administradora), o professor também tem dois netos: Rafael Zanata Queiroz, de 10 anos e Luiza Zanata Queiroz, de 8 anos.

Apesar de ainda lecionar por amor e por acreditar na Educação, Zanata é muito ‘família’ e aprecia os momentos juntos aos seus e também com os amigos.

Entre os hobbys do professor, os canários são destaque. Entre os anos de 1985 a 2002, Zanata criou os bonitos pássaros para competição na ‘modalidade cor’, chegando a ser bicampeão brasileiro num concurso com mais de 25.000 aves. Também teve canário campeão disputando na Argentina.

Hoje, além de curtir a família e amigos, Zanata aproveita o tempo livre para degustar vinhos.

Ao grande mestre, que, sem dúvida, ensinou e desmistificou a Matemática para tantos alunos, contribuindo à formação de inúmeros profissionais, sempre com competência, dedicação e, acima de tudo, paixão pela profissão, nosso agradecimento e reconhecimento por estes 55 anos de Magistério. Parabéns, professor Zanata e muito obrigada!

Em tempo: colaborou à elaboração desta matéria Elizabete Prado Zanata

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br