CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Profast, transporte público e cultura afro-brasileira foram alguns assuntos abordados no Legislativo

http://www.minhasaojose.com.br

Em mais uma semana de trabalhos na Câmara Municipal, na 20ª Sessão Ordinária, promovida dia 27, a falta de redutores de velocidade e iluminação adequada em trechos da Rodovia Prefeito Lupércio Torres foi novamente tema de requerimento ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem, desta vez de autoria do vereador Paulo Sérgio Rodrigues.

“Na Rodovia ocorrem muitos atropelamentos, com animais mortos praticamente todas as semanas, além de já ter ocorrido também acidentes que tiraram muitas vidas humanas. De acordo com moradores e condutores faltam redutores de velocidade e também iluminação adequada em alguns trechos, principalmente do meio da pista até ao trevo, sendo que, se adotadas, essas medidas poderiam contribuir à redução dos atropelamentos e acidentes no local”, justificou o vereador, que pediu que o requerimento fosse encaminhado também à Prefeitura, à Secretaria Estadual de Trânsito e à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

Outro assunto que voltou à tona em Plenário foi o Profast. O vereador Eduardo Ramos requereu ao Executivo Municipal cópia de edital contendo os termos contratados pela Administração e empresa responsável para a realização da reforma dos prédios. Já o vereador Pedro Giantomassi requereu informações sobre qual será a destinação das moradias após as reformas. “É importante destacar que na sua criação, o Profast tinha o objetivo de proporcionar moradia digna às famílias em situação de vulnerabilidade e também acompanhá-las e proporcionar melhorias em suas condições de saúde e educação”, observou.

O vereador Henrique Torres sugeriu à Prefeitura o fornecimento de lanche aos pacientes e acompanhantes que precisam se deslocar para outros municípios para realização de consultas, exames e tratamentos de saúde. “Proporcionar boa alimentação aos pacientes já debilitados é também humanizar o atendimento”, justificou.

Já o vereador Antônio José Quessada Neto solicitou informações sobre os motivos que levaram ao não atendimento a um cão atropelado nas proximidades do Corpo de Bombeiros. “Em contato com o secretário municipal de Agricultura ele informou que procuraria o proprietário do cachorro para que tomasse as providências, desautorizando que o veículo do Canil Municipal fosse buscar o animal para os atendimentos necessários, sendo o mesmo socorrido por este vereador”, afirmou.

Mais uma vez o transporte público municipal foi tema de requerimento à Prefeitura. O vereador professor Rafael Kocian solicitou informações sobre reclamações acerca dos serviços. “As observações foram trazidas por um aluno que participou do Parlamento Jovem, que destacou ônibus muito lotados em horários de pico, atrasos constantes nos horários programados, acentos preferenciais que não respeitados, motoristas circulando com portas abertas, excesso de velocidade em ruas que estão danificadas (buracos), o que pode colocar em risco os passageiros, especialmente os que estão em pé. “Essas reclamações, inclusive, já foram apresentadas diretamente ao prefeito durante reunião junto aos jovens parlamentares”.

Por fim, já no Expediente Livre, a vereadora Thais Nogueira fez um convite à população para as festividades da Cultura Afro-Brasileira, que serão promovidas dia 8 de julho, a partir das 10h00, na praça da Igreja São Benedito, na Vila Maschietto. “A festiva contará com apresentações de Congada, Escola de Samba, Grupos de Capoeira, além do Maracatu Morro Vale do Sol”, concluiu.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br