CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

No Plenário: Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores nesta semana

http://www.minhasaojose.com.br

A Zeladoria Urbana voltou a ser uma das principais pautas abordada pelos vereadores em Plenário durante a 14ª Sessão Ordinária, promovida na Câmara Municipal.

O roçamento, limpeza e manutenção de terrenos foram temas de requerimentos de vários vereadores, inclusive Rubens Lobato Pinheiro Neto e Gabriel Navega destacaram a importância da apreciação e votação de Projeto de Lei, de autoria de ambos, que institui prazo menor e multa com valor mais considerável aos proprietários de terrenos que não deixarem os espaços devidamente limpos.

Ainda sobre o assunto, o vereador Moraci Bállico também requereu à Prefeitura informações sobre a limpeza de lixo e entulhos em terreno na rua Guilherme Tell, no bairro Santo Antônio, cuja indicação já havia sido realizada, mas os serviços não executados no espaço.

Já o vereador Gabriel Navega sugeriu ao Executivo Municipal adotar providências para limpeza de terrenos localizados na rua Dona Olinda Ralston, defronte ao prédio da Saúde Mental, já que a situação dos mesmos favorece a proliferação de insetos e animais peçonhentos. “A solicitação foi apresentada a mim pelos servidores que atuam na unidade de Saúde”, justificou.

Manutenções e reformas em espaços públicos também geraram requerimentos à Prefeitura. Um deles, assinado pela vereadora Lúcia Libânio, solicitou informações sobre a manutenção na praça do bairro Carlos Cassucci, tais como a retificação das quadras, limpeza e incentivo aos cuidados, recolhimento de lixo, roçamento e implementação de projetos esportivos.

As Sessões Ordinárias ocorrem às terças-feiras, 15h00, e são transmitidas ao vivo, podendo ser acompanhadas após as transmissões em vídeo publicado no Facebook da Câmara Municipal

O vereador Moraci Bállico requereu informações sobre a reforma do ‘clubinho’, na Vila Rio Pardo, uma vez que moradores solicitaram providências, principalmente para que possam utilizar o local para diversas atividades.

As políticas públicas implementadas no primeiro semestre deste ano foram temas de requerimentos da vereadora Thais Nogueira para todas as secretarias municipais. O objetivo é conhecer as mesmas, acompanha-las e cobrar o desenvolvimento para o êxito em todas as áreas.

Sobre a Educação, o vereador Henrique Torres solicitou informações à Prefeitura sobre a previsão de entrega do material escolar à rede municipal de ensino. “Recebi inúmeras reclamações de pais e mães que estão tendo que comprar materiais básicos. Já estamos no final do primeiro semestre e entendemos ser obrigação da Secretaria Municipal da Educação fazer a entrega deste material no início do ano letivo e não no meio dele”, destacou.

Sobre a Saúde, o piso salarial da Enfermagem voltou à tona em Plenário. Os vereadores Rafael Kocian e Rubens Lobato Pinheiro Neto questionaram ao Executivo Municipal se existe previsão ou estudo para implementação do mesmo para os profissionais locais, inclusive após o anúncio de repasses federais, oriundos da Lei Federal e Portaria, para esta finalidade.

“Há previsão da Prefeitura em propor alteração legislativa no que se refere aos valores dos profissionais da Enfermagem, bem como se os valores nos repasses federais suportariam, integralmente ou parcialmente, a estimativa para implantação no município?”, questionou Kocian.

Outro assunto que voltou a ser destaque na Câmara foi o transporte público municipal. O vereador Pedro Giantomassi sugeriu ao Executivo a busca de apoio para melhorias, inclusive junto a departamentos de engenharia de tráfego de universidades e empresas públicas especializadas. “Diante da dificuldade que o poder público vem encontrando de cobrar melhorias da empresa concessionária do transporte coletivo urbano, sugerimos a busca deste apoio em órgãos competentes. Entendemos que é necessário buscar parâmetros, como definir as melhores linhas e horários, estudos de tráfego e controle das empresas de transporte urbano justamente para que haja melhoria nesta área, que é tão criticada pela população e merece mais atenção”, justificou.

Por fim, o vereador Eduardo Ramos solicitou informações à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Planejamento e Obras se há possibilidade de asfaltar o logradouro localizado atrás da rua Dos Cravos, na Vila Maschietto. “No local existem residências e a falta de pavimentação dificulta o acesso, causando transtornos”, concluiu.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br