“SENABE é o primeiro passo para tonar São José do Rio Pardo a capital nacional da beterraba”
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Leandro Manetta/Minha São José

Com essa afirmação, o presidente do Sindicato Rural de São José do Rio Pardo, Ney Minussi, iniciou a coletiva de imprensa promovida na tarde de terça-feira, 01/07, no Hotel Vale do Sol, acerca do 1º SENABE – Seminário Nacional da Beterraba, que ocorrerá dias 24, 25 e 26 deste mês na cidade.
O evento agro está sendo organizado e promovido pelo Sindicato Rural Pardo e o IAC – Instituto Agronômico de Campinas, com apoio da Prefeitura.
“Há tempos notamos que Rio Pardo tinha potencial para sediar um evento deste porte, até inédito na região, principalmente devido ao crescimento na cultura da beterraba não somente aqui, mas também nos municípios vizinhos. Hoje temos uma área de cerca de 3.000 hectares voltada ao cultivo, o que rende uma colheita média de 200 mil toneladas. O SENABE é a porta de entrada, o primeiro passo para tornar nossa cidade a capital nacional da beterraba e é essa nossa intenção, pois o município é o maior produtor do Brasil”, explicou Ney.
Além dele, Jaqueline Viana, que faz parte da área comercial do SENABE, também participou da coletiva e destacou como será a estrutura do Seminário, que acontecerá no espaço do Ginásio Tartarugão. Em vídeo e em papel, ela informou a disposição dos estandes comerciais, que tomarão partes das áreas externa (máquinas e equipamentos agrícolas, SEBRAE empresas), e interna (sementes, insumos, etc), com ênfase em toda a cadeia produtiva da beterraba.
“Até o momento, 80 empresas participarão diretamente do SENABE, com 60 delas expondo seus produtos/serviços, que confiaram suas marcas neste Seminário, algumas até multinacionais, e que devem gerar bons e grandes negócios para a cidade e região”, observou Jaqueline.
Além dos expositores, o Seminário contará com palestras técnicas aos produtores, estudantes e público interessado, que acontecerão em auditório no espaço do “Tartaruguinha”. Também haverá a participação das Semeadoras do Agro, voltada ao público feminino, e FAESP Jovem, com abordagens promovidas na área externa.
“O intuito é oferecer conteúdos para todos, não apenas para agricultores, inclusive para as crianças, que poderão conhecer ainda mais sobre a beterraba, principalmente na gastronomia, com espaços e atividades específicas”, salientou o presidente do Sindicato.
Ainda com relação à gastronomia, uma praça de alimentação, montada na área externa, será voltada ao social, com a participação de entidades rio-pardenses que, além de seus tradicionais produtos, também comercializarão comidas e bebidas que tenham a beterraba como ingrediente.

MUITO ALÉM DE UM SEMINÁRIO
Para promover um evento deste porte muita mão de obra é necessária e, segundo, Ney, cerca de 400 empregos diretos serão gerados, com diversos segmentos comerciais mobilizados, tanto dentro da estrutura, quanto fora dela.
Para o cerimonialista Márcio Barbosa, que está à frente de parte da organização e relações públicas do evento, e que também participou da coletiva, o SENABE movimentará bastante os restaurantes, hoteis, bares, lojas, já que o evento espera receber um público de cerca de 2.000 pessoas por dia, muitas de fora.
“Temos nossos fornecedores, sendo a maioria de Rio Pardo, mas também teremos de outras cidades para dar suporte à complexa estrutura, gerando novos contatos, oportunidades. Para o comércio rio-pardense acredito que seja uma excelente forma de aquecer as vendas nos mais diversos setores”, disse Márcio.
Ele informou, ainda, que tours turísticos e gastronômicos estão previstos para ocorrer durante o Seminário, advindos de importantes parcerias com a Associação Comercial e Industrial, e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
As parcerias também ocorreram junto à Rede Municipal de Educação, quando dezenas de escolas receberam a visita da mascote do SENABE, a agora ‘batizada’ Bete Beterrabita. “Promovemos um concurso para eleger o nome dela, além de um gibi destacando os benefícios da beterraba à saúde – tudo numa linguagem voltada às crianças, que acabou envolvendo toda a comunidade escolar e a família. Nosso objetivo foi alcançado: envolver diversos nichos da sociedade ao SENABE e fomentar informação sobre a utilização, com mais ênfase, da beterraba, inclusive alimentação dos rio-pardenses”, ressaltou Jaqueline.
Além dessas, a UNIP, FEUC e UNIFEOB estarão presentes ao evento, atuando em áreas diferentes, principalmente com serviços gratuitos ao público.

DIA DO AGRICULTOR E SHOWS
Um dos objetivos do SENABE também será reconhecer, agradecer e enaltecer o trabalho dos agricultores, e assim como vem fazendo nos últimos anos, uma homenagem especial a todos acontecerá sábado, dia 26, antecipando as comemorações pelo 28 de julho, dia oficial do agricultor. “No sábado não teremos palestras. De manhã será celebrada uma Missa, seguida por um almoço comemorativo e show com Renato & Giovanelli. Nossos produtores merecem essa homenagem e vamos faze-la assim como fizemos nos anos anteriores”, afirmou Ney.
Já no domingo, sendo um evento à parte do SENABE, haverá show com a dupla Mato Grosso & Mathias, cujos custos, segundo o presidente do Sindicato, serão arcados pela Prefeitura.
SEGURANÇA, ENTRADA E HORÁRIOS DO EVENTO
Jaqueline informou que todos poderão participar do evento com tranquilidade, pois a segurança será garantida desde a entrada, onde cada visitante passará por rápido credenciamento, que também já pode ser feito de forma digital pelo site do evento (www.senabe.com.br). “Com relação aos sanitários, que muitas pessoas questionam, o evento utilizará os que fazem parte da estrutura do ginásio, com manutenção/limpeza frequente”.
Sobre os horários do evento, dias 24 e 25 as atividades iniciarão às 9h00 e seguem até 17h00 (Seminários), porém a Praça de Alimentação funcionará também à noite, pois na programação constam apresentações musicais.
Ao final da coletiva, Ney fez questão de agradecer principalmente as empresas rio-pardenses pela confiança no Sindicato ao promover o SENABE. “As maiores empresas e cooperativas de Rio Pardo são parceiras do Seminário. Elas acreditaram no trabalho transparente que o Sindicato promove, bem como na organização e promoção do evento. Isso é muito gratificante e faz com que o Sindicato continue promovendo ações que auxiliem os agricultores, mas também a toda a cidade, como assim faremos com o SENABE. Reafirmo o que disse no início desta reunião: nosso intuito é fazer de São José a capital nacional da beterraba e estamos com uma grande expectativa para este evento, que será o primeiro de muitos, até conquistarmos a Identidade Geográfica que garanta esse título ao município”, concluiu.
O www.minhasaojose.com.br parabeniza ao Sindicato Rural e a toda equipe pelo exímio trabalho que vem promovendo no Agro e ao município, sendo um órgão cada vez mais atuante e exitoso em suas atividades Agradece, ainda, pelo convite à coletiva de imprensa e à participação no SENABE!