Reconhecimento e aprendizado: Mulheres do Agro de Rio Pardo participaram do Encontro “Mulheres é Tempo de Semear”
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal. Fotos: Rafael Gonçalves
Com o apoio da Câmara Municipal, pelas vereadoras Lúcia Libânio, presidente da Casa de Leis, e Thais Nogueira, e também da Prefeitura, um grupo de mulheres do agro de São José do Rio Pardo participaram do Encontro “Mulheres é Tempo de Semear”, promovida FAESP, SENAR, SEBRAE, Semeadores do Agro e Sindicato Rural de Caconde.
O evento voltado à troca de conhecimentos, experiências, vivências e informações das mulheres do agro e empreendedoras aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 27, com o grupo saindo defronte à Câmara Municipal, acompanhado pelas vereadoras, pelo prefeito Marcio Zanetti e pela educadora Renata Daniele Vechini Dal Bon, que acompanhou as mulheres até ao município de Caconde, no Restaurante Pesqueiro Lorca, onde ocorreram as atividades.
“O Encontro ressaltou a importância do ser mulher, essência de luz, empreendedora e guerreira, aquela que vence com a sua paciência e persistência, capaz de correr atrás mesmo quando é difícil, que trava batalhas simples ou complexas em seu cotidiano e, independentemente dos resultados, seu coração continua batendo cheio de esperança, afeto, sabedoria e amor pelo fazer!”, destacou Renata.
Durante o evento, uma das palestras foi ministrada pela Dra. Adriana Menezes – Diretora da FAESP e Coordenadora da Comissão “Semeadoras do Agro”, com o tema “Como fazer dar certo”, apresentando uma visão objetiva da importância do ser mulher na sociedade, da postura empreendedora e do potencial feminino nos empreendimentos e na vida pessoal.
Outro tema abordado no evento foi o “Posicionamento da mulher e seus diversos papéis”, apresentado pela Dra. Juliana Farah, Vice-Presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP – CONFEM, ressaltando a importância da persistência feminina no empreendedorismo e no cotidiano através da coragem, da determinação e da garra.
Além desses temas, em outra explanação foi abordada a temática “Comece a organizar sua ideia de negócio”, ministrada por Thalita Medeiros, consultora do SEBRAE – SP, evidenciando que a persistência, os objetivos e ações são essenciais para desenvolver um empreendimento promissor, a partir do planejamento e autoconfiança.
“As mulheres do agro de Rio Pardo se sentiram honradas pelo convite e participação no encontro. Dessa forma, puderam sanar suas dúvidas, adquirir conhecimentos, descobrir novos métodos de empreender, estabelecer novos vínculos, compartilhar experiências e talentos. Além disso, tiveram a oportunidade de prestigiar uma bela tarde e anoitecer no Restaurante e Pesqueiro da Lorca, na companhia de pessoas especiais, com muito aproveitamento das palestras ministradas e da receptividade oferecida pelo Município de Caconde”, finalizou Renata.
Lúcia Libânio e Thais Nogueira ressaltaram a importância do Executivo e Legislativo Municipais apoiarem a participação das mulheres do agro em eventos como esse, que fortalecem e reconhecem o essencial papel que desempenham, muitas vezes à frente dos negócios agrícolas, oferecendo conhecimento, vivências e incentivo para que continuem seus trabalhos.