Treinamento: Simulação de acidente com 51 vítimas envolveu diversos profissionais e alunos na UNIP/Rio Pardo
Texto: Natália Tiezzi
Muitos munícipes se assustaram com o barulho das sirenes na manhã desta quarta-feira, 05, entretanto, a movimentação de equipes de resgate e apoio foram à participação de uma simulação de um grande acidente, envolvendo um ônibus e dois carros, com 51 vítimas.
O treinamento aconteceu no pátio da UNIP/Rio Pardo e envolveu diversos profissionais do SAMU, Corpo de Bombeiros, além de alunos do curso de Medicina e Enfermagem da Universidade Paulista, e do curso técnico da Fundação Educacional.
A Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, funenária também participaram da simulação de acidente, onde todas as etapas para o resgate seguro das vítimas, preservação do local dos fatos, realização de socorro imediato e encaminhamentos a atendimentos a unidades de Saúde/hospitais foram promovidos.
Os alunos puderam vivenciar, na prática, um pouco da complexidade que envolve o atendimento, o resgate e a prestação de socorro em um grande acidente com vítimas, desde leves até fatais. Inclusive também foi simulado um ‘pronto socorro’ no local para assistência às vítimas.
A simulação do acidente não foi direcionado apenas para treinar os alunos, mas também às diversas frentes profissionais que atuam neste tipo de ocorrência, bem como a própria população, já que muitas pessoas, ao se depararem com um fato destes não sabem como agir.
A ideia foi mostrar uma realidade que infelizmente ainda acontece, principalmente nas rodovias brasileiras, chamando a atenção para o exemplar trabalho que as equipes de resgate realizam, bem como a importância do socorro seguro e imediato às vítimas, o que pode garantir o salvamento de diversas vidas.
O www.minhasaojose.com.br parabeniza a UNIP/Rio Pardo e todas as frentes profissionais envolvidas neste treinamento pela importante ‘lição’ de profissionalismo, empatia, agilidade e acolhimento de todas as equipes e alunos envolvidos.
As fotos contidas na matéria foram captadas a partir de vídeos promovidos pelo repórter Silvio José, da página “Portal Rio Pardo”
CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DA SIMULAÇÃO DO ACIDENTE