Jornada de Medicina/UNIP reuniu centenas às experiências e vivências na Área Intensivista
Texto: Natália Tiezzi
Nos dias 02 e 03/10, a UNIP Rio Pardo promoveu a IV Jornada de Medicina, reunindo acadêmicos do curso e demais alunos de graduação na área da Saúde para trocas de conhecimento e experiências junto aos médicos, que tiveram a oportunidade de dividir um pouco das histórias e vivências de suas carreiras.
O Encontro teve lugar na Câmara Municipal, uma parceria com o Programa Escola do Legislativo, e em ambos dias, a condução dos trabalhos foi realizada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Rafael Kocian, com a participação do Professor Dr. Tiago Della Torre, diretor do campus, além do Professor Dr. Lino Dias, Dr. Cristiano Baldan, Professora Dra. Luciana Nogueira, coordenador, diretor e líder do Curso de Medicina UNIP/Rio Pardo, respectivamente, bem como do Dr. Rafael Souza, também professor acadêmico na faculdade.
“Este é o Encontro anual de Medicina mais importante da cidade, sendo o curso da UNIP reconhecido pela qualidade e excelência, inclusive junto ao seu corpo docente, mas também discente. O tema Medicina Intensiva não poderia ser mais pertinente às abordagens. Ela exige do profissional não apenas o amplo conhecimento técnico, especializado, mas também a coragem, a compaixão, a empatia, a resiliência. Na UTI, salvar vidas envolve ciência e humanidade, cuja técnica caminha junto à ética, empatia e responsabilidade, sendo que muitas dessas histórias, já vivenciadas, serão divididas a partir dos médicos e palestrantes, que já agradecendo a presença de todos. Agradeço, ainda, a Comissão Organizadora pelo convite, à Câmara pelo espaço, aos nossos patrocinadores e à participação dos nossos alunos e público, desejando a todos uma excelente Jornada”, destacou Dr. Lino.
No primeiro dia, as abordagens foram promovidas pelos médicos Dr. José Maciel Neto, que evidenciou o tema “Abordagem Inicial do Paciente Grave: Condutas e Manejos”; Dra. Letícia Andreghetto, que abordou “UTI Neonatal e Prematuridade: Um Olhar Atualizado” e Dr. Diego Avelino, que discorreu sobre “Abordagem do Choque Séptico em UTI”.
Após, foi promovida Mesa Redonda Mesa Redonda com o tema “Histórias que Curam, Vivências que Tansformam”, com Dr. Antônio Teixeira Filho, Dr. Carlos Alberto de Souza e Dra. Letícia Andreghetto.
No segundo dia, também com grande participação de acadêmicos da UNIP e estudantes, a primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Marcelo Raddo, que falou sobre “Emergências Cardiovasculares e Choque Cardiogênico: Ações e Manejo na UTI”.
Já o Dr. Felipe Areco abordou “Entre o Protocolo e o Ser Humano: Atravessamentos e Impactos da Morte, Morrer e o Luto em uma Equipe de Saúde”. E, fechando a Jornada, Dr. André Fechio falou sobre o “Manejo do Paciente com AVE – Critérios e Protocolos”.
Além da excelência na abordagem pelos médicos e palestrantes, destaque para a organização, orientação e recepção da UNIP aos alunos e público participante durante a Jornada.
CONFIRA ALGUNS MOMENTOS








