CIDADEDESTAQUEESPORTES

Família do saudoso Luizinho Abichabki recebeu homenagem do Legislativo Municipal

http://www.minhasaojose.com.br

Durante a comemoração em alusão ao Dia do Esportista, evento oficial promovido pela Câmara Municipal na tarde de terça-feira, 27, familiares do saudoso senhor Luiz Pedro Abichabki Netto, que faleceu semanas atrás, receberam homenagem do Legislativo.

Um texto, lido pela chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi, destacou um pouco da história do grande esportista e mestre, ilustrado com um vídeo, que mostrou momentos marcantes do senhor Luizinho nos esportes. (Confira o texto, na íntegra, abaixo, com informações retiradas de Gazeta do Rio Pardo).

Após, uma Moção de Congratulações, de autoria do vereador Henrique Torres, foi entregue à família, destacando as relevantes ações e atividades, e também trabalhos voltados ao esporte rio-pardense que foram promovidos pelo senhor Luizinho, como era popularmente conhecido.

O filho Marcelo e o neto Leonardo receberam a Moção, em nome dos demais membros da família que não puderam comparecer à homenagem. Ambos agradeceram muito o carinho à família e o reconhecimento ao senhor Luizinho, que deixou um legado ao esporte, não apenas como esportista e mestre, mas como grande apoiador e incentivador das práticas esportivas.

O vereador autor da Moção, Henrique Torres, junto a Marcelo e Leonardo, representando a família do senhor Luizinho

SOBRE O MESTRE E ESPORTISTA

Luizinho Abichabki nasceu em São José do Rio Pardo em 1927 e cresceu jogando futebol no Rio Pardo FC. No final de 1947, aos 20 anos, foi observado por um olheiro do São Paulo FC quando jogava a decisão do título do Campeonato Amador do Estado, na capital.

Mesmo com a derrota do Rio Pardo, o atacante rio-pardense foi convidado para testes no tricolor paulista. No São Paulo FC Luizinho permaneceu de 1948 a 1950, como aspirante, mas jogou 15 partidas pela equipe principal e marcou 4 gols, sendo campeão paulista de 1949. O time tricolor paulista foi a única experiência de Luizinho no futebol profissional.

Com o salário de jogador, ele cursou a Faculdade de Educação Física na USP. Nos anos em que permaneceu na capital, foi convocado várias vezes para integrar a equipe universitária paulista no Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário.

Em 1950, Luizinho foi chamado para o Campeonato Sul-Americano Universitário, sagrando-se campeão na final, com 2 gols do atacante rio-pardense.

Ainda em 1950, o presidente da Associação Atlética Riopardense (AAR), Eduardo Vicente Nasser, foi a São Paulo e ofereceu a Luizinho a proposta de retornar a São José do Rio Pardo para defender o tricolor daqui. Luizinho aceitou e, em 3 novembro, jogou pela AAR no clássico rio-pardense contra o Rio Pardo FC, que perdeu por 4 a 1.

Já graduado em Educação Física, foi na área da educação que fez brilhante carreira como professor, treinador, delegado regional de esportes pelo governo estadual (por quase 30 anos foi servidor público da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Governo do Estado).

Ele teve também grande atuação na Escola Superior de Educação Física de Muzambinho/MG, tendo sido homenageado também por esta Casa de Leis com o Título do Mérito Comunitário, no ano 2000, além de menção honrosa pela inerente contribuição ao esporte.

Luizinho era casado com a saudosa Julieta Abichabki e deixou 3 filhos: Luís Fernando, Marcelo e Jorge Luís Neto. Deixou também os netos Amanda, Julia, Rafael, Leonardo e Nathália e Eduardo, além das noras Patrícia, Rita e Christiane.

Ambos agradeceram muito o carinho à família e o reconhecimento ao senhor Luizinho, que deixou um legado ao esporte, não apenas como esportista e mestre, mas como grande apoiador e incentivador das práticas esportivas

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br