DESTAQUEPOLÍTICA

Câmara Municipal implementa o sistema eletrônico de votação no Plenário

http://www.minhasaojose.com.br
Foi a primeira vez que os vereadores votaram de maneira digital e puderam acompanhar pelo painel eletrônico

A 31ª Sessão Ordinária, promovida na tarde de terça-feira, dia 13, foi um marco para a Casa Legislativa Municipal. Na ocasião, a Câmara implementou o sistema eletrônico de votação no Plenário.

Antes de colocar em prática o novo e moderno sistema, o qual a Câmara rio-pardense é uma das poucas no estado a tê-lo, os vereadores e servidores passaram por treinamentos promovidos pela empresa NBS, responsável pela implantação na Casa.

Pouco antes da Sessão iniciar, os vereadores fizeram um último teste, junto aos técnicos Ricardo e Deividi, da NBS, se adequando à nova forma de votação.

Durante a Sessão, os vereadores puderam votar de maneira digital, acompanhando os votos em tempo real no painel transmitido no Plenário, assim como os internautas e público presente.

Para fazer uma comparação à modernização da Câmara, principalmente no tocante à transparência da informação, o presidente, vereador professor Rafael Kocian mostrou aos vereadores uma antiga urna de madeira, que faz parte do acervo do Museu Rio-Pardense “Arsênio Frigo” desde 1986, quando foi doada, e que foi gentilmente emprestada pela instituição à demonstração.

Essa urna é de 1890 e foi utilizada pelos vereadores no século passado para as votações em Plenário. “Naquela época o voto ainda era secreto, feito de forma manual, sem nenhuma transparência, o que tornava mais difícil não apenas os trabalhos durante as Sessões, mas o acompanhamento da população sobre as votações dos vereadores. Os vereadores Paulo Sérgio Rodrigues e Lúcia Libânio chegaram a usar votação secreta na Câmara, que aboliu todo tipo de votação secreta em 2007. Hoje realmente é um dia histórico para esta Câmara: o sistema de votação eletrônico permitirá o acompanhamento das votações em tempo real, de forma ainda mais transparente, para que toda a população veja os trabalhos de cada vereador, uma vez que o nome de cada um e como votou estará no painel eletrônico”, explicou.

A antiga urna de madeira utilizada nas votações dos vereadores na Câmara no século passado: votos ainda eram secretos

Kocian ressaltou que a votação eletrônica também contribuirá às futuras gerações, principalmente para consultas na Câmara Municipal. “Quem não puder acompanhar as votações ao vivo, poderá pesquisar nos arquivos digitais, pois o conteúdo das mesmas estará disponível para consultas, o que também contribuirá para os registros históricos da Casa, com facilidade no acesso para acompanhamento desta legislatura hoje ou daqui 10, 20 anos”.

Por fim, o presidente da Câmara agradeceu aos demais vereadores e aos servidores que se dispuseram a aprender sobre o novo sistema eletrônico de votação, ressaltando que a implementação do mesmo só foi possível devido à aprovação e colaboração de todos.

População poderá acompanhar as votações em tempo real, durante a transmissão das Sessões Ordinárias, ou após pelo site da Câmara

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br