AGRICULTURACIDADEDESTAQUE

Agronegócio: Associativismo e políticas públicas foram abordados pelo Gestor Ademar Pereira

http://www.minhasaojose.com.br
Ademar ocupou a Tribuna Livre e durante a explanação observou a importância da organização entre os produtores e de promover um diagnóstico agrícola em Rio Pardo

Na tarde de terça-feira, dia 4, o Presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira esteve presente na Câmara Municipal e participou de Tribuna Livre abordando o tema “A importância do associativismo na utilização de políticas públicas”.

O convite à participação do também gestor em Agronegócio e presidente da Câmara Setorial do Café do Estado de São Paulo foi de autoria da presidente da Casa Legislativa, vereadora Lúcia Libânio, principalmente para que vereadores, secretarias e população pudessem entender, esclarecer dúvidas e auxiliar São José do Rio Pardo ao pleno desenvolvimento do agronegócio, desde os grandes aos pequenos produtores rurais.

Além dos vereadores, agricultores, produtoras rurais e membros das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria, Assistência e Inclusão Social, Sindicato Rural de São José do Rio Pardo também estiveram presentes em Plenário para acompanhar a explanação.

Ademar destacou algumas iniciativas que geraram ações e projetos em Caconde, mas observou que a organização é a primeira etapa a ser cumprida para todos que buscam a plenitude no agro. “São José do Rio Pardo tem um grande potencial à agricultura, porém para melhora-la, e digo isso em todos os aspectos, é preciso organização dos produtores em cooperativas, associações, não importa o tamanho, mas sim a estrutura organizada e muito trabalho para que os objetivos sejam alcançados. Mesmo que estratégias já sejam realizadas sempre é possível melhora-las”, orientou.

Ele também observou a importância de se traçar um diagnóstico do agronegócio no município, abordando a identidade do setor produtivo, as demandas, para depois buscar e promover políticas públicas voltadas à agricultura que beneficiem desde os pequenos aos grandes produtores.

“Promover o desenvolvimento do Agro vai muito além do ‘plantar, colher e comercializar’. Se não ocorrer um diagnóstico preciso das culturas de cada município, os principais desafios e, claro, caminhos para solucioná-los esse sonhado desenvolvimento pleno não ocorrerá. E tudo isso precisa ser alinhado junto aos órgãos que podem auxiliar os produtores, cooperativistas. É preciso planejamento, estudos, ação e resultados. O caminho sempre será esse. Nem sempre é fácil, mas é preciso fazê-lo”.

Especificamente de São José do Rio Pardo, inclusive respondendo a questionamento dos vereadores presentes, Ademar voltou a mencionar a organização das cadeias agrícolas como essencial ao fortalecimento da agricultura familiar, inclusive com parcerias junto à iniciativa pública e privada.

Ao final da explanação, o Gestor disse que disponibilizaria trabalhos acerca do assunto que já foram realizados com êxito em Caconde e voltou a enaltecer a agricultura rio-pardense, inclusive citando o grande potencial de turismo rural que o município possui e precisa ser mais bem explorado.

A vereadora Lúcia Libânio agradeceu a vinda de Ademar, destacando a importante contribuição dele ao Agronegócio de Caconde e região, bem como pelo apoio imprescindível a São José do Rio Pardo. “Esta Casa estará sempre aberta a receber pessoas que possam contribuir com conhecimento e ações que fazem a diferença, assim como Ademar, que nos trouxe tantas direções que podemos seguir para garantir que o agro rio-pardense se fortaleça cada vez mais, garantindo o alimento na mesa, a oportunidade de trabalho e a geração de renda, tanto para os produtores, quanto para os trabalhadores na agricultura”, concluiu.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br