CIDADEDESTAQUEGERAIS

Sincopar promoveu palestra com Eduardo Pastore sobre o que é e como se preparar à NR-1

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Izonel Tosini e Eduardo Pastore durante o Encontro no Sincopar

O Sincopar – Sindicato do Comércio Varejista de São José do Rio Pardo promoveu, na noite de 17/11, em seu auditório, palestra gratuita que abordou o tema “NR-1 – O que é e como se preparar”, que teve como convidado o assessor jurídico da FecomercioSP e especialista no tema, Eduardo Pastore.

O encontro contou com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), do Sesc e do Senac, e teve a participação de empresários, profissionais de Recursos Humanos (RH), contadores, técnicos em segurança do trabalho e demais interessados no relevante tema.

Em síntese, desde maio desse ano, a “Norma Regulamentadora 1” passou a incluir os riscos psicossociais, como ansiedade, conflitos interpessoais e sobrecarga, entre outros aspectos que devem ser considerados na Saúde e Segurança no Trabalho (SST), ou seja, fazem parte, agora, das responsabilidades legais das empresas, elevando-as a um patamar regulatório formal.

Em entrevista ao site e jornal online Minha São José, o presidente do Sincopar, Izonel Tosini, comentou sobre a palestra, que destacou ter sido muito produtiva, informativa e de suma importância a todos que querem entender melhor a NR-1 e se adequar à ela.

“Pastore abordou o tema de forma leve, didática, que todos puderam realmente entender o assunto tão importante. Ele observou que os empresários já devem começar a organizar as empresas acerca da NR-1 e não espera-la entrar em vigor, situação que acontecerá em 26/05/2026, pois, segundo afirmou, dificilmente ela será adiada”, disse Izonel.

Ele citou, ainda, sobre os fatores que podem contribuir a esse não adiamento, tais como “a falta de tempo em elaborar a cartilha solicitada através de nossa Federação e Sindicatos filiados junto à Comissão Tripartite entre governo, funcionários e empresários em Brasília. Além disso, 2026 é ano eleitoral e essa matéria faz parte das emendas das eleições”.

Palestra foi voltada a empresários, profissionais de Recursos Humanos (RH), contadores, técnicos em segurança do trabalho e demais interessados no relevante tema

O presidente do Sincopar salientou que o palestrante atentou, novamente, que a NR1 representa mudança significativa no cenário de saúde e segurança do trabalho no Brasil. “Pastore ressaltou que ainda que a imposição de multas comece só em maio de 2026, o período de adaptação oferece uma janela estratégica para as empresas se organizarem, construam processos mais sólidos e integrem a saúde mental à sua cultura de risco. Ele acrescentou que essa transição bem gerida pode trazer benefícios, não só do ponto de vista de conformidade legal, mas também de engajamento dos empregados, redução do adoecimento, fortalecimento da reputação da empresa a longo prazo e ganhos em produtividade”.

Durante a palestra, Pastore também informou sobre a fiscalização às empresas, que será realizada por agentes governamentais através do E-Social, de instrumentos de Inteligência Artificial ligados à Internet e também na forma presencial por meio do Ministério do Trabalho e Emprego. “Portanto, na realidade, é um caminho que teremos que perseguir para evitar problemas junto ao MP e à Justiça Federal do Trabalho”, recomendou o palestrante.

Izonel agradeceu a presença de Eduardo Pastore aos esclarecimentos e orientações sobre o tema, bem como à equipe do Sincopar pela organização e recepção, a Fecomercio pela parceria à realização da palestra e aos participantes do produtivo Encontro.

No registro, Izonel junto à equipe do Sincopar, que organizou e recepcionou a todos à palestra
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br