CIDADEDESTAQUESAÚDE

Jornada de Medicina/UNIP reuniu centenas às experiências e vivências na Área Intensivista

Texto: Natália Tiezzi

Nos dias 02 e 03/10, a UNIP Rio Pardo promoveu a IV Jornada de Medicina, reunindo acadêmicos do curso e demais alunos de graduação na área da Saúde para trocas de conhecimento e experiências junto aos médicos, que tiveram a oportunidade de dividir um pouco das histórias e vivências de suas carreiras.

O Encontro teve lugar na Câmara Municipal, uma parceria com o Programa Escola do Legislativo, e em ambos dias, a condução dos trabalhos foi realizada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Rafael Kocian, com a participação do Professor Dr. Tiago Della Torre, diretor do campus, além do Professor Dr. Lino Dias, Dr. Cristiano Baldan, Professora Dra. Luciana Nogueira, coordenador, diretor e líder do Curso de Medicina UNIP/Rio Pardo, respectivamente, bem como do Dr. Rafael Souza, também professor acadêmico na faculdade.

“Este é o Encontro anual de Medicina mais importante da cidade, sendo o curso da UNIP reconhecido pela qualidade e excelência, inclusive junto ao seu corpo docente, mas também discente. O tema Medicina Intensiva não poderia ser mais pertinente às abordagens. Ela exige do profissional não apenas o amplo conhecimento técnico, especializado, mas também a coragem, a compaixão, a empatia, a resiliência. Na UTI, salvar vidas envolve ciência e humanidade, cuja técnica caminha junto à ética, empatia e responsabilidade, sendo que muitas dessas histórias, já vivenciadas, serão divididas a partir dos médicos e palestrantes, que já agradecendo a presença de todos. Agradeço, ainda, a Comissão Organizadora pelo convite, à Câmara pelo espaço, aos nossos patrocinadores e à participação dos nossos alunos e público, desejando a todos uma excelente Jornada”, destacou Dr. Lino.

No primeiro dia, as abordagens foram promovidas pelos médicos Dr. José Maciel Neto, que evidenciou o tema “Abordagem Inicial do Paciente Grave: Condutas e Manejos”; Dra. Letícia Andreghetto, que abordou “UTI Neonatal e Prematuridade: Um Olhar Atualizado” e Dr. Diego Avelino, que discorreu sobre “Abordagem do Choque Séptico em UTI”.

Após, foi promovida Mesa Redonda Mesa Redonda com o tema “Histórias que Curam, Vivências que Tansformam”, com Dr. Antônio Teixeira Filho, Dr. Carlos Alberto de Souza e Dra. Letícia Andreghetto.

No segundo dia, também com grande participação de acadêmicos da UNIP e estudantes, a primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Marcelo Raddo, que falou sobre “Emergências Cardiovasculares e Choque Cardiogênico: Ações e Manejo na UTI”.

Já o Dr. Felipe Areco abordou “Entre o Protocolo e o Ser Humano: Atravessamentos e Impactos da Morte, Morrer e o Luto em uma Equipe de Saúde”. E, fechando a Jornada, Dr. André Fechio falou sobre o “Manejo do Paciente com AVE – Critérios e Protocolos”.

Além da excelência na abordagem pelos médicos e palestrantes, destaque para a organização, orientação e recepção da UNIP aos alunos e público participante durante a Jornada.

CONFIRA ALGUNS MOMENTOS

Mesa formada por Tiago Della Torre, Dra. Luciana Nogueira, Rafael Kocian, Dr. Lino Dias
Dr. José Maciel Neto
Dra. Letícia Andreghetto
Dr. Diego Avelino
Mesa formada por Dr. Rafael de Souza, Dra. Luciana Nogueira, Rafael Kocian, Tiago Della Torre e Dr. Cristiano Baldan
Dr. Marcelo Raddo
Dr. Felipe Areco
Dr. André Fechio

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br