Turismo: Lançamento do Programa SITUR e oficinas gratuitas serão promovidos nesta semana

http://www.minhasaojose.com.br

Na próxima terça-feira, dia 26, a partir das 19h30, na sede da Associação Comercial e Industrial – ACI, à rua Treze de Maio, 25, será promovido evento de lançamento do SITUR Rio Pardo – Sistema de Inteligência Turística, sendo considerado o maior programa de desenvolvimento turístico do município.

O lançamento se dará após a realização das etapas de atualização do Inventário da Oferta Turística, das diversas pesquisas feitas com o trade, a população e o Poder Público, da análise de dados via Big Data e do Diagnóstico e Prognóstico da Atividade Turística, objetivando que São José do Rio Pardo se firme com um dos melhores destinos turísticos estaduais.

Além do lançamento do SITUR, também serão lançados o Portal Turístico Oficial da cidade e a Identidade Visual Turística, que auxiliarão na difusão de informações.

Para o secretário municipal de Turismo, Mauro Buzatto Amaral, “a atividade turística é uma das mais importantes entre os setores econômicos, tanto para a geração de emprego e renda como para a criação de novos negócios e o aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela desenvolvimento para a cidade e melhorias em sua infraestrutura, gerando benefícios à comunidade local e aos turistas. Com o fomento do setor em nosso município, é possível desenvolver ainda mais projetos e ações voltados para criação de novos meios de hospedagem, entretenimento, mão de obra qualificada, meios de transporte, oportunidades de novos negócios para produtos turísticos na área de esportes, turismo de aventura e ecoturismo, além da expansão dos empreendimentos e serviços alimentares, melhorias e adequações na saúde pública, saneamento, vias de acesso e segurança. O planejamento estratégico para o turismo rio-pardense deve ser prioridade para todos os envolvidos na atividade: Poder Público, iniciativa privada, associações, COMTUR e comunidade. Com a entrega da revisão do Plano Diretor de Turismo para São José do Rio Pardo, temos a oportunidade de olhar para a nossa cidade com uma visão mais estratégica, com foco nas oportunidades que a atividade turística pode gerar para todos. Contamos com a participação de todos que estão envolvidos diretamente ou não com o turismo rio-pardense e, nesse sentido, a administração pública e a iniciativa privada devem se organizar para criar mecanismos e potencializar o crescimento do setor de forma sustentável e permanente. Dessa forma, convido a todos para contribuírem com o novo momento do turismo em nossa cidade”.

A nova turismóloga da Prefeitura, Michelle Pavan Mori, também reforça a importância desse olhar mais estratégico e bem planejado que o setor está vivenciando no município: “nesse evento do dia 26, vamos apresentar a todos a nova marca turística do nosso município, além do portal turístico e do SITUR Rio Pardo, um Sistema de Informações Turísticas que será abastecido pelos próprios gestores e donos de negócios locais. Esse projeto é resultado de um intenso e imersivo estudo feito para consolidar de vez a mentalidade hospitaleira e turística para o já tão acolhedor povo rio-pardense. Acredito que tanto o trade turístico quanto a população e nossos atuais e futuros visitantes ficarão muito satisfeitos com o que está por vir, e os maiores beneficiados com o avanço das ações com certeza serão os moradores, pois foi tudo pensado com foco em trazer mais bem-estar e frutos positivos para eles”.

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO DO SITUR

Seguindo as ações com foco no desenvolvimento do turismo local, na quarta-feira, (27/04), serão ministradas oficinas para o trade (donos(as) e gestores(as) de negócios locais) com os temas “Cadastramento e gerenciamento on-line de informações turísticas” e “Promoção turística”.

O objetivo dessas atividades, totalmente gratuitas, é capacitar donos e gestores de negócios turísticos para usarem o SITUR corretamente e, assim, usufruírem de todos os recursos que a plataforma oferece.

Para a coordenadora de campo da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) – empresa contratada para fazer a atualização do Plano Diretor de Turismo e que ministrará as oficinas – Kássia Monteiro, “essa é uma etapa crucial para que os negócios turísticos façam parte do Cadastro Municipal de Turismo da cidade e, assim, possam participar da Política Municipal de Turismo, sendo um dos benefícios participar do Portal Turístico Oficial do destino turístico São José do Rio Pardo. Todas as ações da Política Municipal de Turismo da cidade são fundamentais para manter o título de Município de Interesse Turístico (MIT), alcunha que favorece o fomento do turismo local via incentivo da Política Estadual do Turismo (Lei 1261/2015)”.

As oficinas serão realizadas na Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato” durante todo o dia. Os interessados poderão se inscrever e escolher o horário para participarem por meio do formulário: https://bit.ly/3jRhle1

Mais informações pelos canais de comunicação oficiais da Prefeitura/Secretaria de Turismo (19) 3681-7066, (19) 95340-4320 e turismo@saojosedoriopardo.sp.gov.br ou da ABET (31) 99732-4081.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br