Projetos de Agroecologia e Hortas Comunitárias garantem acesso à alimentação saudável

http://www.minhasaojose.com.br
Projeto piloto das Hortas Comunitárias está sendo desenvolvido em espaço nas proximidades da ESF São José, mas que em breve estará presente em todas as Unidades de Estratégia Saúde da Família do município

Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Prefeitura

A Prefeitura, com apoio de suas secretarias municipais, desenvolve projetos que incentivam o cultivo de alimentos, principalmente por meio de hortas, objetivando garantir uma alimentação mais saudável aos munícipes e alunos.

Um deles é a Horta Comunitária, cujo projeto piloto está sendo desenvolvido em espaço nas proximidades da ESF São José, mas que em breve estará presente em todas as Unidades de Estratégia Saúde da Família do município.

O cuidar das plantações ao ar livre revela um cenário de grandes benefícios que vão além da própria segurança alimentar e nutricional, como a inclusão social, com o envolvimento da comunidade que cuida das atividades da horta.

Outro projeto que também está sendo implementado, porém voltado para as escolas municipais, é o “Agroecologia nas Escolas” que, além do Executivo, também conta com a iniciativa e apoio da vereadora Thais Nogueira, do Mandato Ativista.

Dias atrás, o prefeito Marcio Zanetti e a secretária de Educação Ana Beatriz Maia visitaram fazenda agroecológica de produtores que realizam trabalho voluntário na horta da EMEB “Profª Stella Maris Barbosa Catalano” (CAIC), no bairro Cassucci.

“O objetivo da Agroecologia nas Escolas é expandir o projeto para demais escolas municipais, levando os conhecimentos dessa técnica aos estudantes, além de produzir alimentos orgânicos para o consumo familiar na comunidade, proporcionando mais qualidade de vida por meio de uma alimentação mais variada, equilibrada”, concluiu Thais.

O objetivo da Agroecologia nas Escolas é expandir o projeto para demais escolas municipais, levando os conhecimentos dessa técnica aos estudantes
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto: