Os 75 anos de Hiroshima/Nagasaki, Interpretação da Geografia e Vestibular do ITA serão temas de lives

http://www.minhasaojose.com.br

O Colégio Objetivo realizará, ao longo dessa semana, três lives, sendo duas delas com informações e conteúdos voltados aos vestibulares, além de uma específica que abordará como será promovido um dos vestibulares mais concorridos do país, o ITA. Apesar de direcionado a todos os vestibulandos, as lives também podem ser acompanhadas por outros públicos.

Nesta terça-feira, dia 4, 21h00, a live será “Como a Geografia é cobrada nos vestibulares”. Conduzida por Eduardo Britto, professor de Geografia do Objetivo, a apresentação vai mostrar ao estudante o quanto é importante saber interpretar (em vez de decorar), analisar e compreender um texto científico ou jornalístico, um mapa, uma charge, um gráfico ou uma tabela, e estar muito bem informado para as provas de vestibular.

A Geografia passou por uma importante evolução nas últimas décadas. Antes, o vestibulando tinha que saber, por exemplo, o número de habitantes de um país, enquanto hoje deve entender as causas e as consequências de a população aumentar ou diminuir; se antes decorava quais eram os afluentes do Rio Amazonas, hoje quem vai prestar o vestibular precisa entender a importância da Bacia Amazônica. Ou seja, não basta saber, é preciso compreender e interpretar.

Essas mudanças, o planejamento de estudos, a importância das contextualizações e interdisciplinaridades, como ficará o conteúdo de Geografia nesse momento de pandemia nos vestibulares são alguns dos temas que serão abordados por Britto, mediados por Silvia Vinhas, jornalista e apresentadora do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.

Já na quarta-feira, dia 5, 16h00, João Batista do Porto Neves Júnior (Coronel Porto), professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e chefe da Seção do Vestibular da instituição, falará aos internautas sobre o “Vestibular ITA 2021”: inscrições, provas, fases, cursos oferecidos, número de questões e de vagas e localidades em que será aplicada a prova estão entre os pontos a serem apresentados. A live será mediada por Eduardo Figueiredo e Vera Lúcia Antunes, coordenadores pedagógicos do Objetivo. 

Por fim, em 6 de agosto, 21h, dia em que o mundo relembra com tristeza a tragédia ocorrida em Hiroshima, o Prof. Ricardo Felipe Di Carlo, da disciplina de História, trará ao público a live “75 anos das bombas de Hiroshima e Nagasaki”. Ele vai contar como tudo aconteceu naquela manhã ensolarada de 6 de agosto de 1945, quando os Estados Unidos explodiram a bomba atômica Little Boy na cidade, resultando na morte imediata de 70 mil pessoas e cerca de 200 mil até o final daquele ano.

Três dias depois, foi a vez de Nagasaki chorar pela morte de 50 mil pessoas, ocasionada pela explosão da bomba atômica Fat Man. Até o fim de 1945, Nagasaki contabilizou quase 80 mil perdas. A tragédia levou à rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial. A live terá mediação de Silvia Vinhas, jornalista e apresentadora do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.

Os endereços para acessar as lives são: https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/ ou

https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial ou https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br