Escola Cáritas completa 40 anos de excelência à Educação Especial em Rio Pardo

http://www.minhasaojose.com.br

Entidade possui 196 alunos e uma equipe formada por dezenas de profissionais para contribuir à melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiências

A diretora Ana Luíza Magalhães de Andrade e a presidente do Grupo Assistencial Cáritas, Maria do Carmo Maldonado Fornari

A Escola de Educação Especial Cáritas completa, no próximo dia 22 de setembro, 40 anos de atividades em São José do Rio Pardo. A dedicação, o amor e o carinho de sua equipe dispensados a cada aluno com deficiência são os sustentáculos da instituição, que é mantida pelo Grupo Assistencial Cáritas, tendo como presidente a senhora Maria do Carmo Maldonado Fornari, que não mede esforços para que a Escola tenha o comprometimento necessário às pessoas que precisam e merecem um atendimento especializado garantindo, assim, melhor qualidade de vida para assumirem seus lugares na sociedade.

Funcionando em dois períodos, a Escola Cáritas possui atualmente 196 alunos divididos nas áreas de: Cuidados Diários, Educação Infantil, Escolarização, AEE (Atendimento Educacional Especializado), Socioeducacional e TEA (Transtorno do Espectro Autista). São 26 salas de aulas, com números de no máximo 6 alunos para Educação Infantil e TEA; 10 alunos para Escolarização e 15 alunos para Socieducacional e AEE, conforme a Deliberação da S.E.E.

Os alunos são atendidos por 24 Professoras e duas Estagiárias, que possuem todas as especializações exigidas por lei, além de Professor de Música, Equoterapia, Educação Física e Informática.

A Direção conta com a Coordenadora Pedagógica Maria Carolina P. Maldonado Andrade, além de Psicóloga, Fisioterapeutas, Fonoaudióloga, Nutricionista e Assistente Social. A instituição possui também equipe de Secretaria, Monitores, Merendeiras, Pessoal da Limpeza e Transporte, todos focados no propósito do bom funcionamento da escola e no bem-estar dos alunos.

Além da parte educacional, a entidade presta serviços ligados à Assistência Social, denominado “Serviço Especial de Média Complexidade para pessoas com deficiências e suas famílias”. Nesses serviços são realizados grupos onde são desenvolvidas atividades com a família e seus filhos visando a garantia de direitos, autonomia e independência de seus participantes.

ESTRUTURA

A escola, com estrutura própria de 5.297 m², possui vários tipos de Sala de Aula Adaptadas para os diversos atendimentos. Conta com Piscina Aquecida, Quadra Esportiva Coberta, Cozinha Experimental, Oficinas de Arte e Artesanato, Salão de Beleza, Sala de Música, Sala de Informática, Biblioteca, Brinquedoteca, Espaço Sensorial, Reciclagem de Materiais Diversos e Horta.

Em terreno anexo à escola, com 1.560 m² desenvolve-se atividades de Equoterapia.

Para manutenção de todo trabalho desenvolvido a entidade conta com subvenções advindas dos Governos Federal, Estadual e Municipal, entretanto, que são insuficientes para todas as despesas da Escola.

A fim de completar o orçamento, a Escola conta com a colaboração de sócios contribuintes e são realizados eventos durante o ano, como a tradicional pizzada, que será promovida dia 11, das 14h00 às 18h00.

A PANDEMIA E A ESCOLA CÁRITAS

Os anos de 2020 e este 2021 foram anos atípicos em que a Escola viu-se obrigada a modificar suas atividades. Embora com grande dificuldade, mas com muita garra, determinação e força de vontade da Família “Cáritas”, conseguiu-se manter o atendimento de forma remota, com envio quinzenal de material pedagógico anexo as aulas ministradas através de WhatsApp.

Também foram realizadas lives pela equipe multidisciplinar sobre assuntos diversos para auxiliar as famílias no enfrentamento desse momento, completando, assim, as aulas enviadas pelas professoras.

Felizmente todos os alunos, de uma forma ou de outra, foram atendidos nesse período.

Atualmente, o atendimento da escola é Híbrido, com 50% de atendimentos presenciais nos Grupos A e B, alternados semanalmente. Para o Grupo que permanece em casa são enviadas as atividades para acompanhamento do ensino Remoto.

A diretoria e coordenação dissera-se ansiosas uma retomada normal para o próximo ano. “A Escola Cáritas encontra-se de portas abertas a todos que queiram conhecê-la ou dar sua contribuição para a continuidade de seus projetos”, concluíram.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto: