Tudo pronto à Semana Euclidiana: Desfile será mais cedo, 8h00 – Confira a programação completa
O tradicional Desfile de Abertura da Semana Euclidiana, neste ano, será promovido às 8h00 de sábado, 09/08, mais cedo do que em anteriores, quando fora realizado entre 8h30 e 9h00. Mas, o horário estabelecido para este ano tem explicação.
Conforme a Casa Euclidiana, em comum acordo entre o comércio e a Prefeitura, o horário um pouco antecipado do evento foi definido para que todos possam prestigiar o Desfile, bem como, após, fazer as compras nos estabelecimentos comerciais, ambos com mais tranquilidade, já que sábado é véspera da comemoração ao Dia dos Pais.
Para reforçar o horário do evento, a Casa de Cultura Euclides da Cunha emitiu comunicado às agremiações e participantes para que evitem atrasos, com a intenção de o desfile transcorrer sem intercorrências.
Cerca de 50 agremiações participarão do evento, cujo tema será “Influência de Euclides da Cunha sobre as artes brasileiras”, com descida pela Rua Francisquinho Dias.
CULTURA, ENTRETENIMENTO, EDUCAÇÃO
A sempre democrática Semana Euclidiana traz uma programação repleta de muita cultura, entretenimento e educação, com atividades voltadas para todas as idades e públicos, principalmente às famílias rio-pardenses e de toda a região.
A exemplo desse variado conteúdo, muitas Exposições farão parte da S.E., entre elas “Janelas de Rio Pardo”, da artista plástica Adriana Ferfolha da Silva, que será aberta nesta terça-feira, 05, às 19h00, na Casa de Cultura Euclides da Cunha.
Também farão parte da programação, as Mostras “Canudos Quadro a Quadro”, com curadoria e organização de Mauro Nascimento, marcada para dia 06, às 14h00, na Casa Euclidiana, e “Multidiversidade Rio-Pardense”, com curadoria de Maria Cristina Garcia de Andrade, dia 07, às 15h00, no Museu Rio-Pardense.
A Feira da Terra e a Feira do Vinil são mais algumas atrações, que iniciam dia 09, às 10h00, no Mercado Cultural.
Ainda no dia 09, os Ciclos de Estudos serão abertos a partir das 14h00, com a presença da conferencista Cláudia Missura, cujo tema será “Memórias Rio-Pardenses e Atravessamentos Euclidianos. A programação encerrará com a Abertura Performática “Antes de Tudo, um Forte”, que será promovida a partir das 19h00 na Fábrica de Expressão, e contará com a participação da Cia Peróla Negra, Escola de Dança Laís Viana, ONG MAPEAR e Polo do Conservatório de Tatuí.
No dia 10/08, a programação se concentra na Praça do Mercado com Feira de Artesanato e Gastronomia, às 10h00; Encontro Regional de Escritoras, às 14h00; Teatro Infantojuvenil “O Circo de Pirolizplin”, às 16h00 e Viajando pelo mundo do Rock, com a Express Sax Band, às 17h00.
A exposição “Raízes Rio-Pardenses: riqueza da diversidade em nossa cidade” será aberta dia 11/08, a partir das 14h00, na Fábrica de Expressão, com curadoria de Ana Paula Lacerda e Arioswaldo Rizzo de Andrade, com participação do Projeto Guri.
Também no dia 11 está marcada uma Reflexão em Roda acerca do tema “Semelhanças e Singularidades em 122 anos de História”, com a participação de Rosana Pascoalina de Oliveira, que terá lugar na FEUC, a partir das 14h30. E o Filme Pontos Mis será divulgado na Fábrica de Expressão a partir das 15h00.
Na noite de 11/08, a partir das 19h00, está marcado o Episódio Republicano, com o tema “O Episódio Republicano nas Memórias Rio-Pardenses”, com a participação da Corporação Musical e o orador oficial sendo Arioswaldo Rizzo de Andrade, à frente do Hotel Brasil. Após, às 20h00, acontecerá o lançamento do livro: “Corações de Pedra Vidro”, de autoria de Gerson Serraceni, com as participações especiais dos professores de música da Fábrica Paulinho e Lara, também no Hotel Brasil.
Dia 12, a partir das 8h30, inicia o Ciclo de Estudos, que será promovido na UNIP. Ainda no dia 12, com apresentações às 8h30, 14h00 e 19h00 na Fábrica de Expressão, a Cia da Cena apresenta “Uma Confusão Fabulística”. Também no dia 12, no período da tarde, acontecem as Oficinas Culturais da S.E., realizadas na UNIP.
E a partir das 14h00, tem mais um lançamento, dessa vez do livro “Euclides da Cunha textos essenciais, além de Reflexões em Roda: Por que ainda precisamos falar de Euclides da Cunha”, com produção editorial de Rick Azevedo da Cunha. Ambos acontecerão na Casa de Cultura Euclides da Cunha.
No período noturno, às 19h00, está marcada a Sessão Solene do Mérito Euclidiano, Guardião da Memória Rio-Pardense, além de outorga do Título de Cidadania Rio-Pardense, cujas honrarias serão entregues na Câmara Municipal.
Neste mesmo horário, 19h00, na FEUC, está marcado o Bate Papo “Do Sertão ao Mundo: Colonialismos, violências e territórios em conflito”, com a participação de Leandro Leal e Suelen do Prado Girotte. E às 19h30 será a vez do palco do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro receber “A Música Popular Brasileira através dos tempos – Parte II”, com Maria Teresa Ratti e Coral APAMPESP.
Dia 13, a partir das 14h00, haverá a reapresentação do filme Pontos Mis, na Fábrica de Expressão. No período noturno, às 19h00, na FEUC, está marcado o 9º Encontro Científico de Trabalhos Acadêmicos com temáticas euclidianas e correlatas.
E às 20h00, na escadaria da igreja Matriz, será promovida a apresentação do Coral Vozes do Rio Pardo e Coral Laudata Infantojuvenil, sob regência do maestro Maurício Boldrin e participação da Corporação Musical.
A programação do dia 14 inicia às 14h00, na Fábrica de Expressão, com a Oficina Pontos Mis. Já na E.E. Euclides da Cunha, às 14h00, os professores Marcos De Martini e Paulo Cinta participam das Reflexões em Roda com o tema “Entre linhas e ideias: os critérios de uma redação eficaz”.
E às 19h00, no Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, está marcada a Conferência Oficial da Semana Euclidiana, com o tema “A última viagem de Euclides”, que será abordado pela conferencista Mary Del Priole e participação do Coral Som das Letras.
Na manhã de 15/08 acontecerão as tradicionais “Maratona e Maratoninha Intelectuais” na UNIP, a partir das 8h00.
Já no período da tarde, a partir das 14h00, está marcada a Romaria Cívica, com concentração à frente da Casa de Cultura Euclides da Cunha. Após, às 15h00, no Recanto Euclidiano, ocorrerá o encerramento da S.E., com o tema “Entre Símbolos e Permanência: O projeto do mausoléu e o eterno retorno de Euclides da Cunha”, com o convidado Alfredo Carlos da Costa Figo e a participação da EMEB “Profª Zélia Maria Zanetti”.
Todas as atividades e apresentações culturais são gratuitas. Prestigie!