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Tradição e Qualidade: Tiezzi Pizzas completa 41 anos de atividades

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O casal Sônia e Alcindo no comércio da família: mais de quatro décadas de dedicação ao trabalho (Foto: Marcelo Trinca)

Texto: Natália Tiezzi

Neste mês de maio, o tradicional estabelecimento comercial Tiezzi Pizzas completa 41 anos de atividades no mesmo endereço, à rua Treze de Maio, 153, em São José do Rio Pardo.

O comércio iniciou as atividades no ramo de hortifruti e iniciou as atividades em 10 de maio de 1982 com o nome de Ki-Frutas & Frios, onde após também passou a comercializar queijos, doces e frios, sendo que estes últimos comercializa até hoje.

O proprietário, o comerciante Alcindo Richard Tiezzi contou que após muitos anos trabalhando como funcionário em escritórios contábeis, agências de veículos, bancárias e multinacional decidiu empreender e ‘ser dono do próprio negócio’, como costuma dizer.

Ao lado da esposa, Sônia, que é seu braço direito no comércio da família, ele criou e estudou os dois filhos, Natália e Richard, sendo que o estabelecimento sempre teve o lema de ser ‘da família Tiezzi para as famílias rio-pardenses e de toda a região’.

O atendimento, a atenção dispensada aos clientes, a higiene, a qualidade e o preço nos produtos oferecidos sempre foram e continuarão sendo diferenciais do comércio que viu, ao longo dessas mais de quatro décadas, a clientela aumentar, se manter.

Além disso, ‘Tiezzi’, como é popularmente conhecido, destacou que comércio também é sinônimo de dedicação e persistência, e que o sucesso não ocorre da noite para o dia: “é preciso paciência e galgar os obstáculos diários que, muitas vezes não são fáceis, mas promovem amadurecimento, crescimento, sendo o caminho para o êxito, pois ser comerciante, seja qual for a área, é para os corajosos!”, afirmou

Desde que inaugurou a casa, o trabalho continua sendo de cerca de 10 a 11 horas por dia e na altura de seus 72 anos ele nem pensa em parar, pois tem naquele espaço parte importante de sua vida, de sua família. “Aqui é o lugar onde trabalho, me divirto, converso e faço novos amigos, que levo o pão de cada dia para casa como faço há 41 anos, sem nunca ter tirado férias. Gosto e sempre gostei de trabalhar e pretendo fazer isso até quando Deus permitir”, disse.

Desde que foi inaugurada, como uma quitanda, a casa funciona no mesmo endereço, à rua Treze de Maio, 153, local onde décadas atrás foi residência da família Tiezzi

AS PIZZAS SEMI-PRONTAS: A IDEIA SIMPLES QUE VIROU SUCESSO

Uma ideia simples e muito, muito trabalho. Esses foram os principais ingredientes de uma receita que já faz sucesso por mais de duas décadas na casa. A “pizza semi-pronta do Tiezzi” conquistou o paladar rio-pardense.

A comercialização das pizzas semi-prontas começou em 1993 como uma forma de inovar o estabelecimento. “Quem tem comércio precisa inovar sempre. Os frios, queijos, doces estavam dando certo, mas chegou um momento que precisava oferecer algo a mais para os clientes. Em um dia iluminado, sentado na cozinha de minha casa, veio à minha cabeça: pizza! Mas não assada, semi-pronta, para o cliente assar em casa. Trinta anos atrás isso era uma coisa diferente aqui na cidade, porque pizzarias que comercializavam pizzas assadas já existiam e eu queria algo novo”, explicou o comerciante.

Depois da idéia, Tiezzi tratou de colocá-la em prática. “Conversei com o dono de uma padaria para saber a possibilidade de fazer um disco de pizza semi-assado, que ele prontamente me disponibilizou. Com a massa semi-pronta, o próximo passo foi comprar alguns pratos de papelão. Minha esposa, Sônia, e eu montamos as primeiras pizzas semi-prontas em maio de 1993 em nossa casa e vendíamos na então casa de frios”, relatou.

Apesar de o produto ser uma novidade em São José, Tiezzi confessou que não esperava que o sucesso seria tão grande. “Não esperávamos que essa idéia tão simples pudesse se tornar um sucesso, mas se tornou! Pouco tempo depois um empresário de São João da Boa Vista me procurou, pois queria fornecer a embalagem para as pizzas. E muitos foram os aperfeiçoamentos, desde a massa, até o prato de papelão para oferecer um produto de qualidade superior aos nossos clientes”.

Com o êxito na venda das pizzas semi-prontas, o espaço da casa de frios ficou pequeno e, em 1995, Tiezzi fez uma reforma, onde investiu bastante em estrutura, com câmara fria, geladeiras em inox, etc. “Meu modesto comércio ficou de cara nova e nome novo: Tiezzi Pizzas e Frios.

O SUCESSO TEM SEGREDO?

Segundo Tiezzi, o segredo do sucesso continua sendo muito trabalho, qualidade nos produtos, aliados ao preço. “Não há como alcançar o sucesso sem trabalhar, sem oferecer qualidade e sem ter preço justo. Quando se consegue aliar tudo isso o resultado só pode ser boas vendas, como aconteceu aqui”.

Além desses ‘ingredientes’, Tiezzi ressaltou que sua pizzaria mantém uma boa clientela devido à organização, higiene e trabalho em equipe. “O mérito de ter conquistado uma boa clientela também é da minha esposa, que coordena a cozinha onde são preparadas as pizzas, e também dos funcionários, que se dedicam ao máximo para manter tudo muito limpo, organizado, bem como atendendo muito bem nossos clientes”.

Outro diferencial da casa é os produtos utilizados na preparação das pizzas. “Sempre busquei o que há de melhor no mercado, pois acredito que a qualidade da matéria prima é essencial para obter uma pizza leve e saborosa”.

Por falar em sucesso, a pizza mais pedida da casa é a de calabresa (massa, molho artesanal, mussarela, calabresa, cebola e azeitonas). Entretanto, o cardápio é bem variado, para todos os gostos, inclusive com opções em pizzas doces ou como o cliente desejar.

Em meio aos balcões, o casal criou os filhos, Natália e Richard, e agora também vê as netas, Maria Clara e Maria Olívia, crescerem junto ao trabalho dos avós (foto: Marcelo Trinca)

A CONCORRÊNCIA: ‘NINGUÉM COPIA AQUILO QUE NÃO DÁ CERTO’

Depois que Tiezzi lançou a pizza semi-pronta, outros comércios também passaram a oferecer o produto. Sobre a concorrência, ela diz que é saudável. “Acho que as pessoas só copiam boas idéias, então se copiaram a ideia da pizza semi-pronta é porque tive uma boa idéia, que deu certo. A concorrência é o verdadeiro termômetro que o comerciante tem para testar seu produto. Ela ajuda a aperfeiçoar o produto e esse aperfeiçoamento é para sempre. Nestes 23 tive que aperfeiçoar muito meu produto, testar outros sabores, combinar ingredientes, enfim. A concorrência também é um estímulo para manter a qualidade, enfim, quem ganha com isso é sempre o consumidor”.

Sobre o futuro, Tiezzi disse que pretende continuar trabalhando, ao lado da esposa e quem sabe até das netas, Maria Clara e Maria Olívia. “Assim como meus filhos cresceram entre os balcões estou tendo o privilégio de ver minhas netas aqui também, comendo muito queijo e ajudando o vovô e a vovó. Seria muito bom se tomassem gosto pelo comércio que, sim, é um ramo difícil, mas que, sem dúvida, me deixaria orgulhoso, como hoje sinto-me por tudo que este pequeno espaço me proporcionou e que eu sempre corri atrás: trabalhando, aprimorando, respeitando o cliente quando ele também nos respeita, e, claro, realizando o sonho de ter o próprio negócio – sonho que se renova a cada dia quando abro a porta desse abençoando estabelecimento”, concluiu.

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