Superação: Escritor diagnosticado com TDAH representou Rio Pardo em Festival Literário
Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Ler um livro. Uma atividade simples para a maioria das pessoas, mas não para Luiz Américo Jacinto, que não nasceu em Rio Pardo, mas tem a cidade como um refúgio e uma inspiração à cultura e à literatura.
Diagnosticado tempos atrás com TDAH – Transtorno do Déficit de atenção com Hiperatividade, ele disse que nunca conseguia ler um livro até o final, pois esquecia as páginas lidas por conta do déficit.
E a descoberta desta condição neurobiológica foi por acaso, embora Luiz já apresentasse alguns sintomas desde criança. Ao assistir a uma reportagem no programa Fantástico, que falava sobre déficit de atenção, os sintomas lhe chamaram a atenção. E foi, então, que procurou auxílio psiquiátrico e veio o diagnóstico de TDAH.
Mas, o Transtorno, que poderia ser uma limitação, se tornou uma inspiração a mudanças positivas em sua vida. E, de limitado a ler um livro, ele escreveu um, “Erion – Os Caminhos da Magia”, lançado em julho de 2024, em Santo André, município próximo a Mauá, sua cidade natal, onde ele e a esposa, Fernanda, tinham muitos amigos.

“Depois do diagnóstico sempre fiz terapia e uma de minhas psicólogas incentivou a escrever um livro e contar até um pouco dos sonhos que tinha. E eu acreditei nisso. Escrevi o livro, cujo personagem principal também precisa aprender com suas próprias limitações, que foi inspirado um pouco em minha trajetória”, explicou Luiz.
A sinopse do livro, de mais de 400 páginas, traz “um jovem brasileiro com um misterioso passado é levado a um mundo tecnologicamente avançado, espreitado pelo mal, conectando-se de alguma forma às suas origens. Em um lugar fantástico, em que a magia e a tecnologia podem te levar a fazer coisas incríveis, o limite está apenas no que você acredita. Será Erion capaz de trilhar os caminhos da magia?”
E a importante obra à vida do escritor foi concluída em Rio Pardo, na época da pandemia, em 2020, quando a família se mudou para cá. “Essa cidade me inspirou e inspira muito. É naturalmente cultural. Me acolheu uma vez e agora acolhe novamente”.
O escritor passou a ganhar espaço em grandes eventos literários quando participou da Bienal de São Paulo e também da FliPoços, em Poços de Caldas, referências quando o assunto é literatura. E, mais recentemente, no final do mês de julho, ele representou São José no FLIC – Festival Literário de Caconde, município onde também residiu anos atrás.
“Minha participação foi para inspirar pessoas a também acreditarem em seus potenciais, principalmente as que têm diagnóstico de algum Transtorno. Muitas vezes somos taxados injustamente de incapazes mentalmente, mas acredito que podemos criar tantas coisas, através de abordagens diferentes”, afirmou.
E se você pensa que é só isso, nada disso: além de escritor, Luiz graduou-se em Ciência da Computação em 2007. Já trabalhou em empresas como a T-systems, HP, IBM e atualmente desempenha suas funções na Ensono, mostrando que um diagnóstico e algumas limitações não foram capazes de fazê-lo desistir dos sonhos, ao contrário: fez com que aprendesse nas diferenças e criasse formas diferentes de expressão e realização, pessoal e profissional.

Para quem quiser conhecer um pouco desta obra de Luiz, o livro “Erion – Os Caminhos da Magia” pode ser adquirido pelo link https://a.co/d/idduuCs. Alguns capítulos também já estão sendo disponibilizados de forma gratuita pela plataforma Wattpad pelo link https://www.wattpad.com/story/397258196?utm_source=ios&utm_medium=whatsapp&utm_content=story_info&wp_page=story_details&wp_uname=Escritor_LuizAmerico
O escritor, ‘um rio-pardense de coração’, como ele se caracteriza, informou que também pretende disponibilizar exemplares à Biblioteca Municipal e escolas daqui em breve.