Renan: O pequeno estudante que tem como herói Euclides da Cunha
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Casa Euclidiana
Nem Superman, nem Homem Aranha, muito menos Homem de Ferro. O herói do pequeno Renan, de 7 anos, é nada mais, nada menos que Euclides da Cunha. Inclusive, o tema de seu aniversário foi o escritor, engenheiro e jornalista, cuja obra chama a atenção do estudante da EMEB “Profª Ada Parisi”.
Como parte das comemorações de seu aniversário, Renan foi presenteado com uma surpresa: conhecer a Casa de Cultura Euclides da Cunha, espaço dedicado a contar um pouco da história do ilustre brasileiro, inclusive nos tempos em que viveu em São José do Rio Pardo, período em que coordenou os trabalhos à reconstrução da Ponte Metálica e escreveu parte do clássico “Os Sertões”.
A visita de Renan à Casa Euclidiana aconteceu na tarde de terça-feira, dia 1º de novembro e ele foi acompanhado por familiares e professores. No espaço cultural, o pequeno aluno foi recepcionado pela curadora Ana Paula Lacerda, pelo prefeito Marcio Zanetti, pelo diretor-presidente do DEC, Agenor Ribeiro Netto e pela professora Maria Aparecida Granado Rodrigues, que também é apaixonada pela vida e obra de Euclides da Cunha.
“O trabalho do Euclidianismo rio-pardense é árduo e feito pelo população, aliás é uma identidade cultural do rio-pardense e construído por todos. De geração para geração é transmitido esse legado, o que o torna legítimo. O pequeno Renan nos surpreendeu, pois tem muito saber e uma ânsia por conhecimento que é inexplicável”, destacou Ana Paula.
Quem também se surpreendeu foi a professora Cidinha Granado, uma vez que Renan já está fazendo a leitura do complexo “Os Sertões” e já sabe muitos detalhes quando questionado sobre algo da vida do escritor e da obra euclidiana.
Além da Casa de Cultura, Renan também teve o privilégio de adentrar a ‘cabana’, onde Euclides da Cunha escreveu parte do livro às margens do rio Pardo, bem como as belezas do Recanto Euclidiano – uma tarde comemorativa e de muito aprendizado para todos, não apenas para o pequeno estudante.
Questionado sobre o que quer ser quando crescer, Renan respondeu sem pestanejar: “Conhecer tudo sobre Euclides da Cunha e ser professor”.
“Em nome da Casa Euclidiana parabenizamos os pais que estimulam e participam do sonho dele e da escola EMEB “Ada Parisi” que, com certeza, está fazendo a diferença na vida e no saber do querido aluno. A cultura e a educação transformam vidas e nós, euclidianos, continuaremos em nossa missão. Parabéns, Renan, o mais jovem euclidiano rio-pardense”, concluiu a curadora da Casa Euclidiana.