CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Prefeito Marcio Zanetti faz um balanço dos 2 primeiros anos de sua Gestão

http://www.minhasaojose.com.br

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Neste dezembro de 2022 chegou-se à metade a gestão de Márcio Callegari Zanetti no Executivo Municipal. Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, o prefeito fez um balanço destes 24 meses de governo, destacando os aprendizados, os próximos desafios e objetivos para 2023 e 2024 à frente da Prefeitura.

Marcio observou que ainda há muito o que se fazer diante da Administração Pública, mas ressaltou que muitos avanços devem ser considerados, principalmente o equilíbrio financeiro da Prefeitura e do Instituto Municipal de Previdência (IMP), o recapeamento de bairros inteiros, reformas de espaços públicos, renovação de frotas veiculares, entre outros.

O prefeito também falou sobre a troca de secretários que ocorreram nestes dois anos, salientando a necessidade em algumas áreas e a busca por um nome na Pasta da Saúde.

Ele falou ainda sobre os desafios e objetivos de sua gestão no próximo biênio, que incluem a conclusão da obra do tratamento global de esgoto, entre outros projetos como a materialização do Plano Habitacional, a entrega do Elevado da Avenida Perimetral e a continuação do programa de recapeamento, que pretende recapear cerca de 250.000m2 de ruas e avenidas.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Prefeito, nestes dois anos, metade de seu mandato, qual é a avaliação que faz sobre seu governo? Onde mais acertou e onde ocorreram falhas?

Márcio Callegari Zanetti: Temos a consciência que há muita coisa para ser feita, contudo não podemos desconsiderar que ocorreram avanços bem significativos, portanto faço uma avaliação positiva destes dois anos de mandato. Creio que a busca pelo equilíbrio financeiro da Prefeitura e do Instituto Municipal de Previdência (IMP) estejam entre os maiores acertos, pois com a casa equilibrada estamos conseguindo recapear bairros inteiros, reformar prédios públicos, ampliar nossos serviços de zeladoria, dentre outros importantes avanços. Com relação às possíveis falhas é importante considerar que são tratadas. Não deixamos de observar e aprender com os erros. Talvez nosso maior erro tenha sido o de não saber conviver com o tempo político, antecipando anúncios importantes de conquistas que demoraram um pouco para se materializar. Anunciávamos, por exemplo, que o bairro São Roque seria todo recapeado e demorávamos quatro, cinco meses para, de fato, entregar essa obra. Neste período éramos muito cobrados, pois a população, de uma maneira geral, não acredita muito na classe política. Mas, aos poucos, a história foi mudando e as pessoas passaram a ter esperança, acreditando que aquilo que de fato firmamos acontecerá.

Qual é a principal lição que aprendeu neste meio de mandato e que pretende colocar em prática nos próximos dois anos?

Manter o foco, acreditar nos projetos e buscar meios para torná-los real. Os dois primeiros anos me deram a certeza que com muito trabalho, preparo técnico e com muita humildade podemos chegar longe.

“Temos a consciência que há muita coisa para ser feita, contudo não podemos desconsiderar que ocorreram avanços bem significativos, portanto faço uma avaliação positiva destes dois anos de mandato”, afirmou Zanetti (foto: Ary Molinari)

Por que ocorreram trocas de secretários em diversas pastas nos últimos dois anos?

Este é um processo natural que pode continuar acontecendo. Eu digo para minha equipe que o Prefeito é o único que “não tem o direito de sair” porque foi contratado diretamente pela população. Respeito muito a dignidade humana, mas as trocas devem ocorrer sempre que entendermos que novas pessoas podem ter mais e melhores condições para colaborar com nosso propósito de mudança para melhor.

Neste momento o prefeito está satisfeito com o secretariado ou ainda haverá alguma mudança para o início de 2023?

Ainda temos desafio de nomear o futuro(a) Secretária de Saúde. Temos o processo de transformação do DEC em Secretaria, que nos demandará nova composição. Devemos ter ajustes nas autarquias etc. Contudo creio que serão mudanças muito pontuais. De uma maneira geral estou muito feliz com o trabalho e entrega da atual equipe.

Qual foi a principal conquista do seu mandato nestes dois primeiros anos?

O equilíbrio financeiro sem dúvidas é a principal conquista do nosso mandato. Assumimos uma prefeitura com aproximadamente R$ 90.000.000,00 (noventa milhões de reais) de dívida e reduzimos essa dívida para aproximadamente R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais). Entretanto não ficamos chorando falta de dinheiro, nem deixando de realizar obras e prestar serviços importantes para nossa população, tais como renovação da frota, com 30 (trinta) veículos adquiridos apenas em 2 (dois) anos de mandato e cerca de 200.000m2 de ruas e avenidas recapeadas.

E qual será o maior desafio desta Gestão em 2023 e 2024?

Concluir a obra da coleta e tratamento global do esgoto sem dúvidas será o maior desafio. Contudo não nos falta otimismo para acreditar que terminaremos o mandato com esse sonho da nossa população sendo realizado.

Após a aprovação nesta semana na Câmara do Projeto de Lei nº 228, que trata da Reforma Administrativa, já há um tempo estipulado para que ocorra a revisão do Estatuto do Servidor e a implantação do Plano de Carreira na Prefeitura?

A revisão do Estatuto começa imediatamente após a aprovação e vigência da nova Lei de Cargos, Carreiras e Salários, e a elaboração do Plano de Carreira deverá ter início logo após a implantação do novo Estatuto, contudo não me atreveria prever prazos para conclusão dos trabalhos neste momento.

Você iniciou sua vida política na Câmara, na vereança. Qual é o aprendizado como vereador que aplica como prefeito?

Sem dúvidas a experiência como vereador me deu a condição de compreender como e de que forma o vereador é cobrado pela população. E essa vivência me ajuda a compreender, respeitar e manter uma relação saudável com o Poder Legislativo.

E qual é a avaliação que a população faz de seu mandato até o momento e que chega até você?

Eu não tenho dúvidas que sou um dos maiores críticos da gestão Marcio Zanetti. Tenho o costume de me cobrar muito. Não consigo passar numa rua esburacada, numa rua com matos, com sujeiras e ser indiferente. Contudo reitero que o sentimento de mudança para melhor é muito expressivo. Tenho meta de melhoria contínua do nosso mandato e sinto que avaliação é positiva e crescente. Pretendemos e nos esforçaremos muito para ampliar essa avaliação positiva, se Deus quiser.

O prefeito destacou que um dos maiores desafios de sua Gestão nos próximos dois anos será a conclusão da obra do tratamento global de esgoto (foto: Ary Molinari)

O que a população pode esperar da gestão Márcio Zanetti para os dois anos vindouros?

Muito mais trabalho e realizações. Na Educação as mudanças positivas serão muito fortes e sentidas desde os primeiros dias do ano. Vamos propor um pacto pela Educação. Transformar nossa cidade através da educação é um dos objetivos que temos no médio e longo prazos. Estamos prevendo ainda expansão e manutenção de importantes serviços na Saúde, Assistência e Inclusão Social e Zeladoria. Muitos projetos e ações voltadas para o Turismo, Segurança, Trânsito, Gestão, Esportes, dentre outras tão importantes áreas de atuação. Contudo, a entrega de grandes obras tem tudo para marcar nossa gestão. A materialização do Plano Habitacional, entrega do Elevado da Avenida Perimetral, recapeamento de mais uns 250.000m2 de ruas e avenidas, e como já mencionei a conclusão da obra do esgoto.

Para terminar, sabemos que ainda é cedo para falar nisso, mas você pensa na reeleição?

Realmente temos muito trabalho a ser realizado antes de se pensar em reeleição. Contudo é natural almejarmos continuar realizando algo que acreditamos estar dando certo. Mas para isso temos ainda um longo caminho, de entrega total em prol dessa cidade que tanto amamos. 

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br