CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

No Plenário: Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores

http://www.minhasaojose.com.br
Sessões Ordinárias ocorrem às terças-feiras, 15h00, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo Municipal na Internet

Durante a 42ª Sessão Ordinária, promovida na Câmara Municipal na tarde de terça-feira, dia 29, a demanda por Auxiliares de Desenvolvimento Infantil na Rede Municipal foi tema de requerimento à Prefeitura.

O autor, vereador professor Rafael Kocian, solicitou informações sobre qual a previsão para ocorrerem as nomeações das ADIs, quantas vagas não preenchidas existem no quadro municipal, qual o quantitativo de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil convocadas do concurso vigente e qual a relação dessas profissionais por unidade escolar, e o quantitativo de salas e alunos para cada ADI.

Já o vereador Paulo Sérgio Rodrigues sugeriu ao Executivo Municipal estudar a possibilidade de implantação de tarifa zero no transporte público municipal. “Esse projeto já é realidade em alguns municípios paulistas, sendo que até mesmo a equipe de transição do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva o apoia. O mesmo seria de grande valia para os usuários rio-pardenses, que já sofrem com salários baixos, aumento dos produtos alimentícios, medicações, etc”, justificou.

O vereador Gabriel Navega, em indicação ao Executivo, sugeriu a criação de espaços para deficientes em eventos públicos. “Inclusive agora em dezembro haverá Parada de Natal, entre outros que ocorrem ao longo do ano como a Semana Euclidiana, e ainda não há esses espaços específicos para que os deficientes possam assistir/participar com mais facilidade de acesso”, observou.

A implantação de academias ao ar livre nas proximidades dos postos de Estratégia Saúde da Família (ESFs) foi tema de indicação do vereador Eduardo Ramos ao Departamento de Esportes e Cultura – DEC. “Muitos moradores das imediações dessas unidades solicitaram a instalação desses equipamentos, que proporcionará mais qualidade de vida por meio das atividades físicas que poderão ser efetuadas”, afirmou.

Em requerimento à Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Fernando Gomes solicitou informações sobre políticas públicas voltadas à prevenção do uso de drogas e substância psicoativas desenvolvidas pela Pasta. Ele questionou, ainda, se há dados deste trabalho como ações, número de atendimentos, internações efetuadas, capacitação de profissionais, etc.

O vereador Antônio José Quessada Neto sugeriu à Prefeitura a realização de rondas da Guarda Civil Municipal no estádio Palmyro Petrocelli, no Jardim Aeroporto. “O local é muito frequentado pelos munícipes para realização de atividades físicas e está sem iluminação adequada, o que vem causando transtornos, uma vez que usuários estão utilizando o espaço para consumo de entorpecentes”, destacou.

A previsão real à conclusão dos serviços de reparo de asfalto no bairro Colina Verde foi tema de requerimento do vereador Pedro Giantomassi ao Executivo Municipal. “Na rua Antônio Adelino, por exemplo, a população tem sido obrigada a conviver com um serviço inacabado de reparo de galerias de água pluvial. O serviço efetuado pela empresa JMB, aparentemente, foi concluído, porém, o que compete à Prefeitura, o asfalto da rua, até a presente data segue sem ser feito e sem nenhuma informação à população sobre quando este problema será resolvido. Em tempo, recebi a informação do secretário municipal de Planejamento e Obras, faz um ano, que o serviço seria realizado nos próximos meses, porém a mesma não se concretizou na prática”, justificou.

A falta de informações sobre a situação da Covid-19 no município novamente foi tema de requerimento à Prefeitura. Dessa vez a vereadora Thais Nogueira solicitou informações sobre os motivos pelos quais os dados não estão sendo divulgados como ocorria no início da pandemia e se há previsão de retorno da divulgação  destes números, que são relevantes à população.

Por fim, o vereador Moraci Bállico solicitou informações à Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços sobre transferência de local de aulas à habilitação de condutores. “As aulas estão sendo efetuadas na rua João Garcia, defronte ao número 255, no Jardim São José, sendo que o asfalto neste local foi refeito, mas a permanência das aulas está começando a danifica-lo novamente, o que vem incomodando alguns moradores”, concluiu o vereador.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br