AGRICULTURADESTAQUEREGIONAIS

FEMAGRI: Feira de Negócios da Cooxupé será promovida nos dias 20, 21 e 22 em Guaxupé

http://www.minhasaojose.com.br

Mais de 30 mil cafeicultores do sul e cerrado mineiro, da média mogiana do estado de São Paulo e das Matas de Minas se encontrarão em busca de soluções e ações sustentáveis para as lavouras de café durante a Femagri 2024 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas.

Organizada pela cooperativa cafeeira Cooxupé, em Guaxupé (MG), a feira de negócios acontece de 20 a 22 de março. A expectativa de público, segundo a organização, deve ser confirmada pelo fato das famílias cooperadas procurarem por alternativas sólidas para elevar ainda mais a sustentabilidade dentro das propriedades, assim como alavancar a produtividade.

“A Femagri está alinhada com as exigências do mercado global e de olho no futuro, por isso este ano traz o tema ‘Cooperativismo: construindo o futuro sustentável das gerações’. O foco está na sustentabilidade da produção de café para mostrar aos cooperados a importância do comprometimento com as pautas ambientais, sociais e econômicas”, destaca o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

A busca por soluções sustentáveis acontecerá em uma área de 107 mil metros quadrados, com a presença de 120 expositores, além de espaços próprios da Cooxupé como a tradicional Fazendinha (celeiro de pautas e alternativas sustentáveis para a cultura do café) e o Protocolo Gerações. Trata-se do pacto de sustentabilidade desenvolvido pela cooperativa, em parceria com a SCS Global Service, para mostrar e direcionar as famílias cooperadas como cumprir os requisitos do protocolo e elevar os níveis de sustentabilidade em suas propriedades, para o fornecimento de café sustentável do ponto de vista ambiental e ético ao mercado global.

“A sustentabilidade é de grande relevância mundial e os produtores precisam estar atentos a essa realidade indispensável à cafeicultura. As práticas de ESG são naturalmente vinculadas às nossas atividades, mas estamos sempre trazendo novidades e conhecimentos aos cooperados para uma produção cada vez mais eficaz em termos de tecnologia, maquinário e implementos”, explica o presidente Carlos Augusto.

Comprometida com a neutralização da emissão de carbono, a Femagri tem, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Evento Neutro”. A certificação, concedida pela Eccaplan, vem pela compensação das emissões de gases de efeito estufa durante as operações geradas na feira. O programa voluntário consiste em quantificar as emissões de gases de efeito estufa que não podem ser evitadas e que, na mesma proporção, são passíveis de compensação ambiental.

FEMAGRI acontecerá em uma área de 107 mil metros quadrados, com a presença de 120 expositores, à Avenida Vereador Nelson Elias, no bairro Japy

 Fazendinha apresenta soluções aos cafeicultores como o “Burrinho mecânico”

Responsável por facilitar o manejo de cafezais em terreno de topografia acidentada, ou também os cafés de montanha típicos da região sul mineira, o “burrinho mecânico” é uma das novidades que serão apresentadas aos mais de 30 mil cafeicultores esperados pela Femagri.

O “Burrinho mecânico” estará no espaço Fazendinha, onde estarão reunidas diversas soluções focadas em produtividade e sustentabilidade para as lavouras de café. Trata-se de um equipamento motorizado, de baixo custo, leve e de fácil manuseio, focado em apresentar resultados para o cafeicultor que mantém lavouras em terrenos inclinados, pois abre terraços ou pequenos sulcos para facilitar o trânsito e favorecer as operações de manejo dos cafés de montanha.

De acordo com Eduardo, a Fazendinha está preparada para apresentar outras soluções e novidades alinhadas com as boas práticas ambientais e que cumprem com a exigência do mercado consumidor e da legislação.

As famílias cafeicultoras encontrarão, ainda, demonstrações de tecnologias de drones pulverizadores e que fazem a distribuição de fertilizantes sólidos nas lavouras cafeeiras. O espaço também abordará temas como o uso de remineralizadores de solo (trazendo mais produtividade; mix de plantas de cobertura (que promove efeitos benéficos na fertilidade do solo através do aumento na ciclagem de nutrientes e diversos outros benefícios); demonstração de semeadoras e rolo-faca para o manejo.

A Fazendinha também terá o lançamento de uma centrífuga para pequenas propriedades, utilizada pelo produtor após o processamento do café para a retirada da água superficial dos grãos. Também serão apresentadas no espaço as marcas próprias de insumos da Cooxupé como a “Kafé”, com lançamento do novo produto integrante da linha: o “Kafé Vegetação”. Haverá a marca Prospera com as linhas de fertilizantes de solo Prospera Organic e o Prospera Fluid, com diferenciais exclusivos, além de nova linha de fertilizantes foliares para grãos, bem como os defensivos biológicos da Cooxupé.

Fazendinha 2024 reúne alternativas que elevam produtividade e sustentabilidade nas lavouras de café

Ações educativas

Assim como em outras edições, a Fazendinha da Femagri traz resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades, novidades sustentáveis de diversos parceiros. 

Neste ano, a feira terá a participação da Fundação Procafé – com a divulgação e vendas de publicações técnicas; EPAMIG (Empresa de pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) – na divulgação de resultados de cultivares e consórcio de plantas com café; EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) –  com a demonstração do trabalho sobre plantas de cobertura; Centro de Validação Tecnológica do Instituto Federal do Sul de Minas – com os resultados do experimento de cultivares; Starbucks Farmer Support Center – na divulgação do programa C.A.F.E. Practices.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG-SENAR) também estará presente com a divulgação do serviço ‘Retifica’, para auxiliar os produtores a corrigirem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, o estande realizará consultoria sobre mão de obra e divulgação de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Feira é uma grande oportunidade de o produtor tem contato com profissionais para elevar seus conhecimentos, levando soluções para suas lavouras

Credenciamento

A Femagri 2024 é aberta aos cooperados da Cooxupé e produtores de café. O credenciamento dos visitantes será realizado gratuitamente das 8h às 18h, na recepção do evento. A Femagri acontece em Guaxupé/MG, à Avenida Vereador Nelson Elias, bairro Japy.

Com informações da Fhábrica de Ideias – Assessoria de Comunicação Cooxupé

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br