CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

“Escola do Legislativo” completa um ano de atividades com mais de 4.300 pessoas atingidas pelo Programa

http://www.minhasaojose.com.br
Alunos durante visita à Câmara pelo Programa: oportunidade de conhecerem o trabalho do Legislativo, principalmente dos vereadores

Texto: Natália Tiezzi

Neste mês de abril o Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” completa seu primeiro ano de atividades e com números expressivos. Nos últimos 12 meses, as ações desenvolvidas atingiram diretamente mais de 4.300 pessoas.

A Escola do Legislativo objetiva aproximar a Câmara Municipal da comunidade por meio de atividades que envolvam os vereadores, os servidores, juntamente com os munícipes. Isso vem ocorrendo principalmente por meio de cursos, palestras, visitas às escolas, entidades e também visitações na própria Casa de Leis.

Para que isso ocorra, o Programa conta com parcerias, entre elas com o Instituto do Legislativo Paulista (ALESP), a Rede TCESP (Tribunal de Contas do estado de SP), a OAB-Subseção de São José do Rio Pardo, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Mococa, a Casa de Cultura Euclides da Cunha, as Secretarias Municipais de Saúde, Planejamento e Obras, além de inúmeros profissionais, das mais diversas áreas de atuação, que apoiam e contribuem à Escola ministrando palestras sobre temas relevantes à sociedade.

Ao longo deste 1º ano, o Programa promoveu 31 ações entre palestras, conferências e workshops, envolvendo um total de 2.683 participantes, além de um curso presencial em parceria com o ILP, um curso de formação a vereadores suplentes, publicação de um artigo, três livretes, visitação de sete escolas ao Legislativo Municipal, num total de 367 alunos, oito visitas de vereadores a escolas/entidades do município, num total de 630 alunos, três exposições recebidas na Câmara, com média de 600 visitantes, 30 publicações nas redes sociais com temas informativos, de utilidade pública e/ou de história do município, e diversos cursos, palestras e eventos realizados pelo ILP que também são divulgados pela Escola rio-pardense.

Em comemoração a este 1º ano de atividades, a presidente da Casa, vereadora Lúcia Libânio, apresentou Moção de Congratulações, de sua autoria, à Escola, ao diretor geral, vereador professor Rafael Kocian e ao diretor executivo Matheus Schiavon, parabenizando-os pelas ações que muito vêm contribuindo para aproximar a Câmara da comunidade, de forma que os munícipes conheçam além do próprio trabalho do vereador.

A entrega das Moções ocorreu na Sessão Solene de Fundação do Município, 04 de abril, numa feliz coincidência ao também aniversário da Escola do Legislativo.

“Temos muito o que comemorar e nos sentirmos orgulhosos deste 1º ano de atividades. O Programa tem alcançado seus objetivos e envolvendo a sociedade em suas ações, com participação de públicos de todas as idades, difundindo informação, com conteúdos realmente importantes à população”, destacou Rafael Kocian.

Kocian e Matheus recebendo as Moções de Congratulações pelo 1º ano da Escola do Legislativo

PARLAMENTO JOVEM

Como parte das ações da Escola do Legislativo, o Parlamento Jovem também iniciou suas atividades. O mesmo objetiva possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato.

O Parlamento Jovem ainda tem por objetivos específicos promover o conhecimento do processo legislativo; proporcionar a circulação nas escolas, comunidades e organizações as quais representam sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal, proporcionar atividades que favoreçam a reflexão sobre os desafios do município de São José do Rio Pardo, bem como possíveis soluções e encaminhamentos, além de despertar o espírito de liderança e demonstrar o exercício da democracia e cidadania.

“O modelo adotado para o Programa Parlamento Jovem é o mesmo desenvolvido na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, inclusive replicado em diversos municípios”, observou Kocian.

Nesta semana, os diretores do Programa estiveram na E.E. PEI “Dr. Cândido Rodrigues” onde conversaram com os alunos do Ensino Médio sobre o Parlamento Jovem e detalhes de como escrever um projeto de lei.

“O Parlamento Jovem, como o próprio nome sugere, é uma forma de dar voz também aos estudantes para que participem mais ativamente das ações do Legislativo Municipal, e temos certeza que teremos grande adesão por parte das escolas e dos alunos. Estamos muito otimistas”, concluiu Kocian.

Estudantes da PEI “Dr. Cândido Rodrigues” conhecendo o Parlamento Jovem junto aos diretores Kocian e Matheus
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br