Episódio Republicano acontece na noite desta quinta-feira, dia 11
Nesta quinta-feira, dia 11, a partir das 19h00, será relembrado o Episódio Republicano, cujo evento acontece à frente da janela do Hotel Brasil. Neste ano também haverá a participação do Studio Corpo e Movimento, com a performance “Liberdade”.
O Episódio Republicano aconteceu no mês de agosto de 1889, ano da Proclamação da República no Brasil. Esse período foi muito agitado, pois a nova forma de governo era algo que iria instalar no país, mais cedo ou mais tarde.
Como São José do Rio Pardo não era uma exceção, haviam aqueles que apoiavam a República e aqueles que se mantinham fiéis ao governo monárquico vigente.
No dia 10 de agosto de 1889, o prédio do Hotel Brasil, de propriedade do republicano Ananias Barbosa, foi atacado por monarquistas após uma reunião e homenagem a Francisco Glicério, também republicano, que visitava a cidade.
No dia 11 de agosto, os republicanos, em represália ao incidente, ocuparam o prédio da Câmara e Cadeia, prenderam o subdelegado de polícia e o chefe liberal Saturnino Barbosa, ao som do hino A Marselhesa.
Era a proclamação da República na Vila de São José, cerca de três meses antes do fato ocorrido no Rio de Janeiro, datado de 15/11/1889, onde a República brasileira foi proclamada.
Assim, São José do Rio Pardo entrou para a história como a primeira a se tornar uma república. Devido a esse honroso fato, a vila foi elevada à categoria de cidade, recebendo o título de “Cidade Livre do Rio Pardo”.
Entretanto, alguns conservadores, apesar do orgulho, preferiram o antigo nome e nossa cidade voltou a se chamar São José do Rio Pardo.
Como referência a esse honroso acontecimento, na bandeira municipal encontra-se a frase Cidade Livre do Rio Pardo, registrando a cidade como a pioneira na proclamação da República.
Em 1946 aconteceram as primeiras ações referentes a esta data, com a visita ao túmulo de Ananias Barbosa, no cemitério municipal. Em 1950, no dia 11 de agosto, durante a Semana Euclidiana ocorreram as primeiras comemorações lembrando o Episódio Republicano de 1889 e lembrado todos os anos nas edições da S.E.
Texto: Professor Marcelo Augusto da Silva (adaptado), com colaboração do Professor Marcos De Martini.