Direto da Sessão: Confira o que os vereadores abordaram na Câmara essa semana

http://www.minhasaojose.com.br

Na 21ª sessão da Câmara, promovida na tarde de terça-feira, dia 25, os vereadores abordaram principalmente e novamente questões relacionadas aos serviços de manutenção no município, como a limpeza pública, mas também destacaram conquistas para a cidade, entre elas recursos para a Saúde, a implantação do PARADENS – Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo, o resgate de dois grandes programas sociais do município, sendo o Recicla São José e o Profast, além de esclarecimento de questões levantadas principalmente nas redes sociais quanto à instalação do Poupatempo em Rio Pardo. 

O vereador Pedro Giantomassi, representante do governo na Câmara, destacou o resgate do Programa Recicla São José, inclusive para auxiliar na questão do lixo no município, que voltou a ser destacada pelo vereador Henrique Torres. 

“A volta do Recicla será uma das saídas para a coleta seletiva, inclusive uma equipe da Prefeitura foi até Guaxupé, onde há uma grande cooperativa de reciclagem, para utilizar como modelo aqui. O Poder Público apoiará o Projeto, inclusive junto à Secretaria de Assistência Social, uma vez que boa parte dos rio-pardenses já têm consciência sobre a coleta seletiva”, disse Pedro. 

Henrique propôs campanhas de conscientização junto à sociedade sobre a reciclagem e mencionou que São José poderia participar, juntamente com outros municípios que formam o Conderg, do Comitê de Resíduos Sólidos, que busca soluções para o lixo. 

PROFAST 

Pedro destacou, ainda, a volta do Profast, programa que iniciou em meados da década de 90, mas que, segundo o vereador, perdeu seu objetivo ao longo dos últimos 20 anos. “A ideia do Profast era proporcionar muito além de moradia digna às famílias em situação de vulnerabilidade, mas acompanha-las e proporcionar melhorias em suas condições de saúde, educação, porém isso foi praticamente abandonado nos últimos 20 anos. Agora, a atual gestão pretende resgatar o programa em sua real essência, a começar pela reforma dos 80 apartamentos e prédios que formam o Profast. Levantamentos e acompanhamentos das famílias que lá residem já foram feitos pela Assistência Social e as reformas no primeiro prédio já vão começar. Além disso, essas famílias serão melhores assistidas e voltarão a ter possibilidade de trabalhos dignos, ou seja, oportunidades para que possam melhorar suas condições e não mais precisarem do Profast, sendo este o objetivo do mesmo: proporcionar um lar temporário, qualificar e possibilitar o desenvolvimento social dessas famílias”, explicou o vereador. 

PARADENS 

A vereadora Thais Nogueira trouxe a notícia de que São José do Rio Pardo receberá um núcleo do Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo – PARADENS. “Depois de muito esforço do DEC, inclusive do Diretor de Esportes, professor Hebinho de Souza, o PARADENS estará em Rio Pardo, cujo objetivo é fomentar e incentivar o esporte Paralímpico oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais”, observou a vereadora. 

Conforme explicou a vereadora, o Programa, através da Capacitação Técnica proporciona a oportunidade de desenvolver aptidões teóricas e práticas a professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes do Estado de São Paulo com o intuito de fomentar o esporte Paralímpico. 

POUPATEMPO 

O vereador Gabriel Navega aproveitou o Expediente Livre para esclarecer polêmicas criadas em torno do Poupatempo. “São José do Rio Pardo terá sim o Poupatempo, isso eu garanto, assim como o vereador Pedro, que junto com o Prefeito Marcio Zanetti pleiteamos a instalação do mesmo na cidade. Importante frisar que o Poupatempo só não foi instalado em anos anteriores porque não houve interesse das administrações passadas. Porém, essa gestão acredita que o programa auxiliará e otimizará inúmeros serviços à população, e não se acomodou: correu atrás e garantiu sua vinda ao município”, disse Navega. 

O vereador aproveitou para informar que o contrato da Prefeitura com a empresa responsável pela coleta de lixo finda no dia 31 de maio e que outra empresa assumirá os serviços. “Assim como demais vereadores aqui, muitos munícipes me procuram para falar dos problemas na coleta, inclusive hoje um caminhão quebrou e em boa parte dos bairros não houve coleta de lixo. Ou seja, isso não é culpa da Prefeitura. A culpa é da empresa que não substituiu o caminhão quebrado por outro. Mas isso será solucionado assim que findar esse contrato, em poucos dias”, afirmou. 

Neste ínterim, o vereador Henrique esclareceu que “o Governo do estado está implantando Poupatempo em 340 municípios até o fim de 2022, desconstruindo a narrativa que o mesmo foi ou será uma conquista dessa gestão. Mas, sim, uma ampliação espontânea do programa pelo governo do estado”.

RECURSOS AO MUNICÍPIO 

O vereador Henrique Torres usou da palavra no Expediente Livre para destacar recursos, advindos de emendas parlamentares, para São José, entre eles no valor R$ 300.000,00 por meio do Deputado Samuel Moreira (PSDB), que será investido na Saúde através da Santa Casa, além de mais R$ 150.000,00, cuja emenda é de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB), que será investida na Escola de Educação Especial Cáritas. 

COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL E JUVENIL 

O vereador Fernando Gomes lembrou a data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Essa é uma data que a Câmara também poderia promover algum tipo de debate, fomentar o tema por meio de profissionais, enfim, contribuir para a difusão de informações, tão necessárias e urgentes para que esse tipo de crime não mais ocorra”, destacou. 

Fernando, que possui experiência em causas sociais, já que há anos faz parte de uma Comunidade Católica, elencou vários problemas que as crianças e adolescentes que sofrem esse tipo específico e qualquer outro abuso desenvolvem ao longo da vida. “E muitas vezes o abuso ocorre no seio familiar e não é denunciado justamente porque a família geralmente depende financeiramente do abusador. Entretanto, essa conduta precisa mudar, inclusive as leis que hoje punem, quando punem, os abusadores. E nós, enquanto representantes do povo, precisamos nos engajar nessa causa, contribuindo e exercendo plenamente o papel do vereador e também dessa Casa de Leis”. 

AULAS PRESENCIAIS E AULAS REMOTAS 

O presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian abordou uma questão que vem sendo um grande desafio na Educação Municipal: a estruturação à rede para as aulas presenciais e remotas, que estão sendo realizadas em conjunto. 

“Precisamos, com urgência, repensar a forma como os professores vão ministrar ambas aos alunos que estejam na escola e em casa. Falta muita estrutura e neste período de flexibilização, onde muitas crianças e adolescentes ainda permanecem no sistema remoto, os professores estão realmente desesperados. Muitos deles, inclusive, investiram em equipamentos por conta própria para otimizar os trabalhos. Entretanto é preciso melhorar as condições para que os mesmos possam ministrar as aulas tanto para os alunos presenciais, quanto os do sistema remoto, sem prejuízos maiores. Já conversei inclusive com a Secretária Municipal de Educação, a professora Ana Beatriz Maia, e voltaremos a nos reunir para tratar do tema”. 

Kocian, assim como a vereador Thais, enalteceram o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos professores das redes municipal, estadual e particular. “É inadmissível que algumas pessoas ainda digam que os professores não querem trabalhar na pandemia. Ao contrário: o professor nunca trabalhou tanto, produzindo conteúdos, apoiando e orientando as famílias, principalmente que optaram pelo ensino remoto, enfim. Precisamos de mais ações para melhorar as condições de trabalho destes professores do que julgamentos absolutamente desnecessários e desprezíveis diante deste momento difícil na Educação brasileira”, concluiu Kocian. 

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange