CIDADEDESTAQUESAÚDE

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo reforça sobre a conscientização e prevenção à doença

Neste 18/02 é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, cujas ações se concentram na conscientização e prevenção, e também às informações para quem necessita de ajuda. Ao contrário do que muitos ainda pensam, por vezes de forma preconceituosa, o Alcoolismo não é vergonha, não é derrota: é uma doença e que tem tratamento.

Aliás, uma doença crônica, progressiva e incurável: assim o Alcoolismo é reconhecido pela OMS, caracterizado pelo consumo compulsivo de álcool e dependência física/psicológica. O tratamento não depende apenas da “força de vontade”, exigindo tratamento médico e multidisciplinar, pois envolve fatores genéticos, comportamentais e sociais.

O uso abusivo de álcool é considerado uma questão de saúde pública, afetando cerca de 10% da população brasileira. A faixa etária que mais consome álcool no Brasil é compreendida entre 18 e 34 anos, com aproximadamente 58% relatando o hábito. 

O consumo excessivo causa doenças hepáticas, cardiovasculares, câncer, distúrbios mentais e dependência física/psicológica. Além dos riscos à saúde, existem ainda os impactos sociais, pois aumenta o risco de acidentes de trânsito, violência doméstica e problemas no ambiente de trabalho.

Para combater e prevenir a doença, boa parte das campanhas e ações focam na conscientização e educação, principalmente para evitar o início do consumo de álcool, especialmente entre os jovens e adultos jovens.

LEMBRE-SE: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! SE NECESSITAR, BUSQUE AJUDA!

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD). Grupos de mútua ajuda, como os Alcoólicos Anônimos (AA), são fundamentais na recuperação, e, inclusive, atuam em diversos municípios, como em São José do Rio Pardo.

De acordo com o site do Alcoólicos Anônimos (www.aa.org.br), as reuniões presenciais em Rio Pardo acontecem à Praça Capitão Vicente Dias (lateral da Igreja Matriz) às terças e sextas-feiras, das 20h00 às 22h00 – abertas para visitantes.

Para quem preferir, o AA também oferece reuniões online através do site oficial aaonline.com.br

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br