Dia Nacional das Comunicações: A tecnologia é aliada ou vilã no ato de comunicar?
Texto: Natália Tiezzi
Nesta segunda-feira, 05 de maio, é comemorado o Dia Nacional das Comunicações, data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, uma das principais figuras da difusão dos sistemas de comunicação no Brasil.
O também chamado “Dia de Rondon” deve-se ao fato de esse ser considerado o Patrono das Comunicações no paísl. Isso ocorre por ter sido ele um dos principais responsáveis por uma maior integração nacional, com a criação de importantes linhas telegráficas no país, responsáveis por integrar a região sudeste ao centro-oeste e ao norte brasileiros.
Entretanto, muito tempo se passou após o marco de Rondon nas comunicações, e a tecnologia se fez e faz presente no cotidiano, principalmente por meio da Internet, talvez o meio mais presente à comunicação mundial.
Assim como as linhas telegráficas, as ‘linhas digitais’ marcaram uma época e marcam gerações, principalmente pela agilidade e rapidez com que a mensagem é disseminada. Entretanto, muitas vezes, toda essa tecnologia de imediatismo vem gerando, em muitas ocasiões, uma comunicação negativa, com o aumento significativo das Fake-News, invasões de sistemas de comunicação, etc.
Como saber se uma notícia é verdadeira ou falsa? Como saber se aquele meio de comunicação é imparcial, é confiável? Perguntas que, ao longo da última década, estão cada vez mais sem resposta.

A esperança é que leis sejam propostas, desenvolvidas e colocadas realmente em prática para coibir e punir os difusores de falsas notícias. Já os meios de comunicação partidários só mesmo com muita oração…
Além disso, a própria forma de comunicação escrita vem perdendo espaço para as abreviações que, diga-se de passagem, por vezes precisam de traduções, já que a linguagem se tornou quase indecifrável.
Mais uma revolução nas comunicações, talvez nem tão positiva, já que professores estão tendo trabalho redobrado para o ensino às técnicas formais da Língua Portuguesa a um universo de crianças e jovens cada vez mais conectado a abreviar palavras, frases, o que é sentido e visto não apenas no ambiente escolar, mas no acadêmico e na vida profissional.
Aliar a tecnologia à comunicação é tarefa complexa, que exige muito além de agilidade, mas de ética, bom senso e, claro, respeito.
Embora diante de todas as dificuldades inerentes a qualquer forma de comunicação, lembremos que o ato de comunicar precisa ser mais praticado em ambientes onde a tecnologia também se faz cada vez mais presente: dentro dos lares, nos trabalhos. O diálogo, aquele olho no olho, mesmo sendo sutilmente substituído por frases incompletas, emogis, etc, ainda é a base de toda e qualquer boa comunicação.
Que o Dia das Comunicações sirva para que todos atentem ao simples ato de comunicar sem tantos adventos, sem tanta pressa, naquelas boas conversas em que muito (ou tudo) se revela pelo simples fato da presença.
Hoje, neste dia emblemático, o www.minhasaojose.com.br orgulha-se em desenvolver e levar até o leitor e internauta uma comunicação diferente, que retrata o lado positivo (e por vezes esquecido) de nossa São José do Rio Pardo, evidenciando o que a ‘terrinha’ tem de melhor: seu povo, seus talentos, suas peculiaridades.
Parabéns a todos os comunicadores, jornalistas, repórteres e a você que faz da comunicação uma ponte e não um muro entre as relações, sejam elas pessoas ou profissionais!