CIDADEDESTAQUESAÚDE

Dependência Digital: “A felicidade está na vida real, com suas alegrias e dores”, afirmou Irmão Rodrigo

http://www.minhasaojose.com.br
O criador e missionário da Obra Deus Proverá proferiu palestra no encerramento da SIPAT 2023 promovida pela Santa Casa e CIPA

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação da Santa Casa/SAVISA

Na tarde de sexta-feira, dia 24, a Santa Casa de Misericórdia-Hospital São Vicente encerrou a XIV SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, realizada pela entidade e pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A Dependência Digital foi o tema central da SIPAT, que aconteceu entre os dias 20 e 24, cujo encerramento ocorreu na palestra com o Irmão Rodrigo Dias, que abordou o assunto junto aos colaboradores de diversas áreas da Santa Casa e público presente, entre eles a Guarda Mirim.

Irmão Rodrigo iniciou contextualizando sobre as adicções (vícios), que são desequilíbrios cerebrais associados à dependência de alguma substância ou atividade. “Mesmo que esse comportamento resulte em consequências nocivas, a pessoa não consegue se libertar facilmente, pois as adicções são atitudes patológicas de difícil domínio”, observou.

Ele destacou que a era digital, apesar de todos os benefícios que traz ao nosso dia-a-dia, também pode se tornar viciante quando a Internet é utilizada de forma abusiva, tanto quanto substâncias como álcool, drogas e tabaco. “E esse uso abusivo tem reflexo na vida pessoal, social e profissional da pessoa. Nesse sentido, a dependência digital acontece quando há uma necessidade incontrolável de utilizar dispositivos digitais (Inclusive videogames)”, explicou.

Os principais sintomas da Dependência Digital são: Passar mais tempo online do que com pessoas ‘reais’; Perder o controle de quanto tempo navega pela Internet; Ficar ansioso, entediado e irritado quando está desconectado; Aumentar o tempo gasto na Internet, apesar dos esforços em contrário; Tentar disfarçar ou mentir acerca de quanto tempo passa online; Não sentir prazer em atividades que não requerem a Internet; Sentir necessidade do virtual ao ficar um tempo desconectado.

O presidente da CIPA, colaborador Rubens Capuano, agradeceu a presença de todos, aos palestrantes e a todos que auxiliaram na realização da SIPAT

E os reflexos da Dependência Digital são inúmeros, entre eles o prejuízo à socialização face a face e o desenvolvimento de habilidades emocionais, dificuldades de concentração por grandes períodos, sedentarismo, sono desregulado, uso perigoso do anonimato, proliferação de discursos de ódio, ansiedade, depressão.

“Algumas vezes a pessoa que é dependente digital também desenvolve a Nomofobia, já considerada um dos males do século, que é o medo irracional de ficar sem o seu celular ou ser impedido de usá-lo por algum motivo, como ausência de conexão à internet ou bateria fraca”.

Irmão Rodrigo ressaltou que além da total dependência dos aparelhos móveis, pacientes com nomofobia apresentam sintomas físicos e emocionais comparáveis aos da dependência química. Os principais são: angústia, ansiedade, irritabilidade, medo, estresse, crises de pânico, tristeza, solidão, depressão, além de sintomas físicos como falta de ar, tontura, tremores, náuseas, dor no peito, aceleração da frequência cardíaca, dor de cabeça, enxaqueca.

Assim como em qualquer outro tipo de vício, irmão Rodrigo orientou para que pessoas que estejam passando por esse tipo de dependência procurem orientação psicológica e médica e alertou para que os pais imponham limites às crianças e jovens ao uso da Internet, já que muitos dependentes estão na faixa etária da adolescência.

“E lembrem-se: embora a Internet seja até um espaço de sonhos, prazeres, a felicidade está na vida real, com suas dores e alegrias”, concluiu.

Após a palestra, a Santa Casa e a CIPA também promoveram a entrega dos prêmios aos colaboradores que escreveram as melhores frases sobre o tema da SIPAT.

O presidente da CIPA, colaborador Vanderlei Garcia, assim como o colaborador Rubens Capuano agradeceram a participação do Irmão Rodrigo, assim como demais palestrantes da SIPAT 2023, entre eles a Equipe SAMU, Dr. Rafael, Alan Duartes e Rafael Matias.

 Ao final do evento foi oferecido um café aos presentes, que contou com o apoio das seguintes empresas e pessoas para sua realização: Evidência Revista, Padaria Ki Pão, Supermercado Bela Vista, Equipe Saúde, Nutrição e Dietética (SND) da Santa Casa, Irmãs Maria Helena e Cecília, setor de Almoxarifado e Cipeiros (colaboradores).

CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DO ENCERRAMENTO DA SIPAT

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br