CIDADEDESTAQUE

Crime ambiental: Queimadas devem ser denunciadas pelo “193”

http://www.minhasaojose.com.br

A vereadora Thais Nogueira, durante o Expediente Livre de terça-feira, dia 23, chamou a atenção da população sobre um crime ambiental: as queimadas. Inclusive, no momento em que ela se manifestava, parte da cidade estava tomada por fumaça e fuligem.

“Respirem fundo e percebam esse cheiro que afeta diretamente a saúde de todos, principalmente de crianças, idosos, pessoas que sofrem com doenças respiratórias. Queimada é crime e não interessa se é o vizinho que pôs fogo no lixo ou o grande empresário que a promoveu em suas terras. É preciso denunciar, é preciso fazer valer a Lei Municipal”, observou a vereadora.

Quem também se manifestou a respeito do assunto foi o vereador Paulo Sérgio Rodrigues, que observou que o município ainda não tem uma fiscalização efetiva para coibir e punir quem pratica as queimadas. “Na época que fui diretor de Meio Ambiente senti a necessidade de ter um fiscal ambiental que auxiliasse para coibir esses atos e na difícil missão de identificar os criminosos, mas, infelizmente, ainda não dispusemos desse profissional, que auxiliaria muito nesta questão”, afirmou o vereador.

Enquanto isso não acontece, Thais alertou para que os munícipes façam sua parte e denunciem qualquer foco de incêndio. “As denúncias podem ser efetuadas na Guarda Civil Municipal, no Corpo de Bombeiros ou para algum vereador para que possamos fazer chegar aos órgãos competentes para esclarecimentos e punições. Não estamos brincando de Meio Ambiente. Essa época do ano é uma tortura por conta da falta de umidade do ar e algumas pessoas ainda não tomaram consciência de que promover incêndios é crime, é falta de educação, empatia, respeito ao próximo e à natureza”, concluiu.

CAMPANHA

Nesta quinta-feira, dia 25, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do Sindicato Rural e do Programa Agrorede iniciou uma campanha de conscientização e de combate às queimadas.

O tema é abordado durante o Programa Agrorede aos produtores e proprietários rurais, com ações de incentivo à preservação do Meio Ambiente, o que inclui informações o enquadramento das queimadas como crime ambiental.

A publicação, destacada nas redes oficiais da Prefeitura na Internet, informa que os munícipes podem denunciar qualquer foco de queimada por meio do “disk 193”.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br