CIDADEDESTAQUE

Conscientização: População pode e deve colaborar com o IBGE e Zoonoses

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Duas frentes de trabalho estão encontrando muitas dificuldades para realizar suas atividades em São José do Rio Pardo. Uma delas é o IBGE, que está promovendo o Censo Demográfico 2022.

Muitos recenseadores destacam que os munícipes não colaboram e sequer respondem as perguntas relativas ao Censo. O próprio IBGE divulgou que os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete, além de crachá com QR Code para conformação de identidade pelos moradores.

Tudo isso visando proporcionar segurança e total transparência com relação ao Censo, cuja participação dos moradores é essencial para o compilamento de informações sobre a população brasileira.

Outro problema enfrentado pelos recenseadores é com relação às respostas dos moradores. Muitos ficam envergonhados ou receosos em responder algumas questões, mas o IBGE também informou que as respostas são sigilosas, assim como os dados de cada morador, ou seja, só serão utilizados pelo próprio Instituto para a realização do Censo.

Além do IBGE, outro órgão que vem enfrentando dificuldade para realização de atividades é o Centro de Controle de Zoonoses, principalmente com relação à vistoria de quintais e orientação quanto à Dengue.

Os agentes de Zoonoses também relatam dificuldades junto aos moradores, sendo que alguns sequer deixam os mesmos adentrarem as casas para vistoriarem os quintais, eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, além de orientar a população não apenas com relação à essa doença. Todos os agentes também são devidamente identificados, inclusive com coletes e crachás. Se o morador ainda tiver dúvidas pode entrar em contato com a Zoonoses e confirmar as identidades.

Nota da redação: A população precisa entender que recenseadores e agentes de controle de Zoonoses não pretendem fazer mal algum aos moradores, ao contrário: estão promovendo trabalhos essenciais. O Censo Demográfico contribui principalmente para que os governos possam desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento do país.

Já a Zoonoses tem a função de orientar a população sobre doenças graves como a Dengue, a Zika, a Chikungunya, entre outras, além de eliminar recipientes que podem servir como criadouros ou os próprios criadouros do mosquito Aedes Aegipty, cujas larvas já foram encontradas em diversas casas e quintais, ou seja, um trabalho de auxílio, que nem precisaria ser promovido se cada morador tivesse consciência e eliminasse todo e qualquer recipiente que possa acumular água, limpasse sua piscina, calha, vedasse as caixas d’água.

Portanto, colaborem: ambos órgãos e seus trabalhadores estão apenas fazendo o trabalho deles, auxiliando a população nas duas áreas. Nenhum recenseador vai passar dados pessoais para nenhum local a não ser ao próprio IBGE. Todos passaram por rigorosos treinamentos para garantir a transparência de seus trabalhos. os agentes de Zoonoses não vão tirar nada do lugar, furtar ou criticar o morador e sua residência: apenas orientar e ajudar a população para evitar inúmeras doenças.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br