CIDADEDESTAQUE

Câmara Municipal é a 1ª do Brasil a implantar sistema de coleta de água de chuva para reuso

http://www.minhasaojose.com.br

A Câmara Municipal de São José do Rio Pardo é a 1ª no Brasil a implantar o sistema de coleta de água de chuva para reuso. As escavações para o reservatório iniciaram na quarta-feira, dia 13, e devem prosseguir nas próximas semanas.

O Legislativo Municipal também foi um dos pioneiros no país à instalação de sistema de energia fotovoltaica e o primeiro prédio público da região a implanta-lo.

Ambas iniciativas fazem parte do Programa “Câmara Sustentável”, criado e colocado em prática desde o início de 2021, que objetiva desenvolver ações de racionamento do uso de recursos, bem como promover a conscientização ambiental, inclusive entre os servidores da Casa.

Os efeitos positivos do Programa já foram sentidos principalmente nos valores da conta de energia elétrica, sendo que no primeiro ano do sistema fotovoltaico a Câmara economizou 30 mil, uma economia média de mais de 90%.

Escavações para o reservatório iniciaram nesta semana: água da chuva captada será utilizada na limpeza das calçadas, estacionamento e jardins da Câmara

Porém, a economia não é apenas monetária, pois há também a questão ambiental. A energia fotovoltaica gerada pela Casa de Leis garantiu a preservação de 1.670 árvores, redução de mais de 30 toneladas de CO² e de 12 toneladas de carvão padrão.

Além disso, nestes dois primeiros anos, houve uma economia de quase 200 mil folhas de papel. A diminuição se deu principalmente pelo encaminhamento de documentações digitais aos vereadores e de práticas mais sustentáveis entre os servidores, que também abraçaram o ‘Câmara Sustentável’.

O vereador professor Rafael Kocian, autor do Projeto de Resolução que instituiu o Programa, destacou que está muito satisfeito com os resultados até aqui obtidos, agradeceu aos servidores pela colaboração e também à presidente, vereadora Lúcia Libânio, que deu prosseguimento às ações e projetos do Câmara Sustentável.

“O Programa mostra que é possível, com pequenas atitudes do dia-a-dia, economizar recursos, bem como contribuir efetivamente com o Meio Ambiente. A captação da água das chuvas possibilitará que seja reutilizada para limpeza das calçadas, estacionamento e no jardim da Câmara”, concluiu o vereador.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br