Amor pela leitura: Lavínia lê cerca de 35 livros por ano e destaca seu Sebo, o “Estantezinhadalavinia”
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Algumas pessoas costumam dizer que a leitura é ‘um caminho sem volta’, obviamente no bom sentido, e o caminhar por entre letras, versos, poemas, histórias e estórias, figuras e fotografias faz parte do cotidiano de uma jovem, que aos 18 anos já leu eerca de 200 livros: Lavínia Bernardo Leite.
Em entrevista ao site e jornal online Minha São José, ela contou um pouco sobre o amor pelos livros, que começou aos 11 anos, graças ao incentivo da mãe, Luciana, que tornou a leitura um gostoso hábito.
Lavínia também destacou seus gêneros preferidos, entre eles os livros nacionais, e afirmou que pretende escrever alguns.
E a leitura não serve apenas para auxiliar a jovem com os estudos ou enriquecer seu vocabulário, criatividade ou imaginação, ela vai muito além disso. “Os livros me ajudam a enfrentar a ansiedade, fazem me sentir mais compreendida e conectada, pois percebo que não estou sozinha nas situações que acontecem comigo”, observou.
O gosto por ler é tão grande que a estudante do 3º ano do Ensino Médio criou um Sebo, o “Estantezinha da Lavínia”, onde adquire e comercializa diversos livros usados e em bom estado de conservação, inclusive muitos que já leu – uma forma que Lavínia encontrou de também incentivar a leitura à população, já que os valores são bem acessíveis se comparados às livrarias.

Confiram, abaixo, um pouco mais essa história de muitas histórias lidas, contadas e até vivenciadas.
Minha São José: Lavínia, quando e por que começou a se interessar pela leitura?
Lavínia B. Leite: Desde criancinha minha mãe me encorajava a ler, comprando aqueles livrinhos com histórias clássicas infantis. Eu segui com esse hábito durante meu processo de alfabetização, mas foi com uns 11 anos que comecei a ler mais assiduamente.
Até o momento, quantos livros você já leu? Quantos você lê por ano?
Puxa vida, não sei quantos já li na vida! Creio que cerca de uns 200? Eu costumo ler uns 30/40 por ano, mas varia bastante.
Qual é o gênero literário que mais aprecia?
Eu adoro romances históricos, fantasias e gosto muito de livros nacionais.
O que os livros contribuem à sua vida escolar e pessoal?
Os livros me ajudam a enfrentar a ansiedade, fazem me sentir mais compreendida e conectada, pois percebo que não estou sozinha nas situações que acontecem comigo. Na escola, a leitura me auxilia bastante, porque eu aprendo diversos fatos diferentes, além de ajudar na compreensão dos textos e nas redações.

Você gostaria de escrever um livro? Se sim, sobre qual assunto?
Com certeza! Eu gosto muito de história e faria uma análise histórica sobre algum assunto, e também gostaria de escrever alguma ficção.
Qual foi o livro que mais gostou de ler? Por quê?
Tem vários que eu gosto muito, mas eu poderia citar “A cidade do Sol”, que me fez sentir diversas emoções diferentes e entender mais sobre alguns assuntos, e “O quarto de Despejo”, que é um retrato cruel sobre a realidade de tantas pessoas em nosso país.
Vamos falar sobre seu Sebo. Como surgiu essa ideia?
A ideia do Sebo surgiu com o pensamento de que em nossa cidade existem poucos lugares que tenham livros para vender, e geralmente eles são muito caros, fora do acesso da maioria da população. Então, decidi começar do zero, com alguns livros que eu tinha e mais a ajuda de alguns amigos e familiares que me doaram alguns títulos.
Quantos exemplares você tem hoje à venda? Todos ou a maioria você já leu?
Tenho uma boa quantidade de livros, dezenas, mas pretendo ampliar ainda mais o acervo com o tempo. Eu li alguns dos livros que eu tenho para venda, mas não li todos, pois nem todos são de acordo com meus interesses e gostos pessoais, mas eu tento conseguir livros de diversos assuntos e gêneros para os mais variados públicos.
Você também compra livros para o Sebo? Como as pessoas podem entrar em contato caso queiram lhe vender algum título ou também comprar?
As pessoas podem entrar em contato pelo Instagram do Sebo: @seboestantezinhadalavinia ou na página do Facebook com o mesmo nome, ou entrar em contato pelo WhatsApp 19-99389-6972, tanto para vender, quanto para comprar algum exemplar.
Você está lendo algum livro atualmente?
Si, o livro “Só os animais salvam”, da autora Ceridwen Dovey.
E qual livro você recomendaria a todos lerem?
O livro “Água funda”, de Ruth Guimarães.
Para finalizar, embora muito jovem, você já sabe em que área pretende se graduar?
Pretendo fazer diversos cursos, mas quero muito fazer Nutrição e História algum dia.
