Gaia Group: Fernando Franchi destaca perspectivas positivas aos investimentos em consórcios para 2026
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Para quem já está se programando para futuros investimentos em 2026, os consórcios, assim como já aconteceu neste ano, continuarão sendo uma excelente opção de se investir com solidez, principalmente para quem busca construir capital com custos muito inferiores aos do mercado bancário.
Para falar um pouco sobre como foi este ano e as projeções para o próximo, o site e jornal online Minha São José entrevistou o empresário Fernando Franchi, da Gaia Group, que traçou um panorama sobre investimentos em consórcios, com sua consolidação como a principal alternativa aos juros altos do financiamento tradicional, bem como o otimismo ao crescimento, principalmente relativo ao segmento de imóveis, que espera um aumento de até 25% em 2026.
Ele também observou o perfil dos futuros investidores, com base nos próprios clientes que a Gaia conquistou neste ano, destacou algumas dicas para quem quiser investir em consórcios, ressaltando o compromisso da empresa junto à futura clientela, principalmente no tocante à transparência, consultoria e expertise em lances.
Confira, abaixo, a entrevista na íntegra e desejos de bons investimentos em consórcios com a Gaia Group no novo ano!

Minha São José: Fernando, como você avalia o mercado de consórcios no Brasil neste ano? Foi um ano bom a esse tipo de investimento?
Fernando Franchi: 2025 foi, sem dúvida, um ano de recordes históricos. O setor consolidou-se como a principal alternativa aos juros altos do financiamento tradicional. Segundo dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), até setembro tínhamos ultrapassado a marca de 12 milhões de participantes ativos e movimentamos mais de R$ 222 bilhões em créditos. Para o investidor foi um ano excelente. Com o crescimento do tíquete médio e a valorização real dos ativos, o consórcio se provou uma ferramenta de alavancagem patrimonial imbatível, permitindo que as pessoas construíssem capital com custos muito inferiores aos do mercado bancário.
Pela Gaia, qual foi o consórcio mais procurado e por qual público?
Na Gaia, o grande destaque foi o Consórcio de Imóveis, seguido de perto por veículos leves e pesados. Com relação ao público, identificamos um forte movimento de investidores e empresários. Esse público não busca apenas a “compra do bem”, mas utiliza o consórcio como estratégia financeira para gerar renda passiva (através de aluguéis) ou para a revenda de cartas contempladas (lucro sobre o ágio). Sobre o perfil destes investidores, geralmente são pessoas que já possuem capital ou capacidade de aporte mensal e entenderam que o consórcio é o caminho mais inteligente para ampliar o patrimônio sem descapitalizar o caixa da empresa ou da família.
E quais as perspectivas para 2026 em relação aos consórcios?
As perspectivas são de continuidade do crescimento robusto. As projeções indicam uma expansão de cerca de 11% para o setor em geral, com o segmento de imóveis podendo crescer até 25%. A tendência para 2026 é a consolidação do consórcio como uma “estratégia de antecipação”. Com a renda familiar em leve ascensão e o mercado imobiliário aquecido, quem iniciar sua cota agora estará posicionado para capturar as melhores oportunidades de alavancagem em um cenário de economia mais estável.
Fernando, muita gente se preocupa e até já teve problemas com relação a consórcios. Qual é o diferencial da Gaia aos futuros clientes?
Muitas pessoas ainda têm receio do consórcio devido a experiências negativas com vendas “empurradas” ou aquela velha história de troca de favores com gerentes de banco. Nesses casos, o foco costuma ser a meta da agência, e não o potencial real do produto para o cliente, gerando falta de clareza e frustração. Na Gaia, mudamos esse jogo através do Método SPA (Segurança, Patrimônio e Alavancagem): Consultoria Estratégica – Não entregamos apenas uma cota; desenhamos uma solução. Seja para quem busca uma contemplação acelerada via lances inteligentes, ou para o investidor focado em longo prazo, onde priorizamos a menor imobilização de capital (com benefícios como a meia taxa) e a melhor estruturação de crédito; Transparência e Compliance – Operamos rigorosamente sob as normas do Banco Central, unindo a segurança institucional a um atendimento humanizado, especializado em expansão patrimonial; Expertise em Lances – Nossa análise vai além do óbvio. Estudamos o comportamento de cada grupo para maximizar as chances de contemplação e garantir que a expectativa do cliente esteja sempre alinhada à realidade.
Para finalizar, quais dicas daria para quem quer iniciar investimentos através do consórcio?
Para quem quer começar com o pé direito em 2026, minhas dicas são: Defina seu Objetivo – Você quer morar, alugar ou apenas lucrar com a venda da carta? A estratégia muda completamente conforme o objetivo; Analise a Saúde do Grupo – Antes de entrar, verifique o histórico de lances e modalidades contemplações daquele grupo específico, se for apenas sorteio o consorcio pode se tornar uma loteria; Prepare o Lance – Se tiver pressa, organize suas finanças para ofertar lances entre 40% e 50%. O uso do FGTS (no caso de imóveis) é uma excelente ferramenta aqui; Pense no Longo Prazo – O consórcio é uma maratona, não um sprint. A disciplina mensal é o que garante o custo final muito menor que qualquer financiamento; Conte com Especialistas – Evite fechar contratos apenas por “app” ou telefone sem uma consultoria que entenda de matemática financeira, e por último se for fechar com banco e cooperativas, avalie o produto em si, consórcio não é tudo igual.
Quer saber mais sobre consórcios ou ser um investidor? A Gaia Group fica à rua Benjamin Constant, 368, Centro. Faça um visita e surpreenda-se com as possibilidades!





