CIDADEDESTAQUE

Furtos na região da ‘Matinha’: Alexandre Tosini cobra ações da Assistência Social, Polícia Militar e GCM

Durante a Sessão Ordinária de terça-feira, 04/11, o vereador Alexandre Tosini destacou um problema social e de segurança pública que já vem se arrastando há anos, mas que ganhou mais proporção nas últimas semanas: a concentração de usuários de entorpecentes na área conhecida como ‘Matinha’ e o aumento de furtos nos bairros próximos ao local, entre eles João de Oliveira Machado e Jardim Eunice.

“Por conta deste aumento de furtos às residências, em que muitos moradores relatam que são cometidos por frequentadores da ‘Matinha’, fiz uma indicação sugerindo expandir o monitoramento, patrulhamento por parte da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal no local e nos bairros onde as ocorrências aconteceram. Isso foi uma cobrança da população que reside nestes bairros, que me procurou para relatar esse problema, que se agravou nas últimas semanas”, destacou, acrescentando que a PM aumentou o patrulhamento nas áreas citadas.

Entretanto, o vereador afirmou que moradores continuam procurando seu auxílio para tentar resolver a situação da concentração dos usuários na ‘Matinha’, o que se tornou um problema não apenas social, mas agora criminal, por conta dos delitos cometidos.

“O problema ali é crônico, até o momento não houve solução e ele está se agravando. Farei um requerimento já nesta semana, que será direcionado à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, à Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal questionando quais são ou serão as medidas adotadas para realmente resolver essa situação. Há a questão social, que envolve a Pasta, e agora há também a questão criminal, por conta dos furtos. Gostaria de saber se há algum planejamento das três frentes citadas para uma resolutiva. Os moradores clamam por isso e já faz tempo. E é necessário esse trabalho em conjunto para que estes moradores tenham mais segurança nos bairros onde residem, pois estão à mercê destes usuários, bem como uma assistência a estes usuários para deixarem a ‘Matinha’, destacou.

Após, procurado pelo site e jornal online Minha São José, Tosini ressaltou que a situação dos usuários se concentrarem na ‘Matinha’ precisa ser resolvida. “Por isso é necessária essa união entre os órgãos públicos para sabermos o que cada um está fazendo, de efetivo, para isso. Além disso, gostaria de saber se a Pasta de Assistência Social possui cadastro destes usuários, pessoas em situação de rua, para saber quantos são de São José do Rio Pardo, quanto são de outros municípios, para eventuais providências, e também quantos deles recebem benefícios sociais, pois o número de usuários e andarilhos aumentou muito aqui na cidade nos últimos anos”, salientou.

O vereador espera que os órgãos realmente tenham algum planejamento para ações efetivas que garantam maior segurança aos moradores dos bairros próximos à ‘Matinha’ e que a Assistência Social possa contribuir para que os usuários deixem aquele local.

“Não dá mais para fechar os olhos àquela situação, pois já se tornou casos de polícia mesmo. Espero que tenhamos respostas a estes requerimentos e a adoção de medidas que possam pôr fim a este problema. Caso contrário, o caminho será acionar o Ministério Público para que este, através de Ação Civil Pública, acione a Prefeitura, cobrando providências para proteger interesses coletivos, como desses moradores, e também do Meio Ambiente, já que estes usuários ficam concentrados em área de mata, para que talvez aconteça a limpeza do espaço, cercamento e reflorestamento, além, é claro, do trabalho social junto aos usuários”, concluiu.

O vereador, por meio da Câmara, encaminhará requerimentos à Prefeitura (Pasta de Assistência e Inclusão Social), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal para saber se há planejamento a ações para resolutiva do problema da concentração de usuários na ‘Matinha’ e dos furtos às residências

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br