Psicologia UNIP/Rio Pardo promoveu Mesa Redonda ao combate às violências contra a mulher

Texto: Natália Tiezzi
Na noite de segunda-feira, 18/08, a UNIP Rio Pardo, por meio do curso de Psicologia promoveu evento em alusão ao “Agosto Lilás”, emblemática campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Tanto a proposta, quanto a organização e promoção da Mesa Redonda foram realizadas pelos alunos do 5º e 6º semestres do curso, direcionada aos acadêmicos de Psicologia e alunos de demais áreas/graduações, que se interessaram pelo importante e essencial tema exposto: “Dinâmicas da Violência de Gênero: Entre o Silenciamento e a Intervenção”.
As abordagens foram promovidas pelas convidadas, sendo a advogada Dra. Yasmin Fernanda Araújo, a cientista social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município, Marina Flamínio Barbosa e as psicólogas Thaíse Vicente Mantovani e Karina Crevelari, ambas ex-alunas da UNIP/Rio Pardo e também atuantes no CREAS.
As profissionais foram recepcionadas pelo professor-coordenador do curso de Psicologia, Márcio Menardi, pelas professoras Juliana Conti Viana e Renata Elias, além do acadêmico Leonardo Faria, representante dos alunos.
“O evento se referiu à uma realidade social, cultural e emocional, marcada por um comportamento de simplesmente se usar a violência como forma de relação humana. Os depoimentos ouvidos, através das profissionais, na Mesa redonda, confirma a importância da atuação dos diferentes setores da sociedade para tentar uma postura de modificação dessa realidade, que envolve a dificuldade humana de se relacionar com o outro e consigo mesmo. Falar da violência sobre a mulher tem como marca falar sobre todas as formas de violência que existem hoje em dia. A participação da comunidade, como um todo, torna-se essencial para se tentar combater ou mesmo prevenir essas sérias dificuldades humanas que envolvem o comportamento de violência”, explicou Márcio Menardi em depoimento ao site e jornal online Minha São José.

“AGOSTO LILÁS”: ALÉM DO MÊS E DA CAMPANHA
A marcante noite trouxe muitas reflexões, vivências e trocas essenciais entre as profissionais e os alunos, envolvendo também o legislativo municipal, que necessariamente vão muito além da campanha promovida no mês de agosto. Os depoimentos abaixo descrevem a importância de ações como essa à manutenção e ampliação de redes de apoio, e sempre a discussão, principalmente de políticas públicas, voltadas às mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência.
A advogada Dra. Yasmin, por meio de suas redes sociais, enfatizou a sua participação na Mesa Redonda como “uma oportunidade incrível de trocas, de informação e de aprendizagem”.
A palestrante Thaíse destacou a honra em retornar à universidade onde iniciou sua trajetória como psicóloga. “Como ex-aluna, estar de volta ao espaço acadêmico, agora compartilhando vivências e reflexões sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher, foi uma experiência profundamente significativa. Durante a conversa, pude contribuir com uma perspectiva prática sobre os desafios enfrentados no dia a dia do trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade, bem como destacar a importância da escuta qualificada, do acolhimento empático e do compromisso ético da Psicologia nesse contexto. Reencontrar professores, dialogar com estudantes e perceber o engajamento da nova geração de profissionais me encheu de esperança. Iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a rede de apoio e para que possamos, cada vez mais, construir uma sociedade livre de violência de gênero. Agradeço imensamente pelo convite e pela oportunidade de participar desse momento tão rico em trocas e aprendizados. Que possamos seguir ampliando espaços de diálogo e consciência sobre o papel transformador da Psicologia”, afirmou.
O aluno Leonardo salientou que “a riqueza das falas e a força das experiências compartilhadas evidenciaram a importância de unir ciência, sensibilidade e compromisso social em torno da luta contra a violência de gênero, sendo que a experiência vivida reafirma que o ‘Agosto Lilás’ não se encerra em um único encontro, mas inaugura um compromisso contínuo. O evento se estabelece como um marco simbólico e necessário, que amplia horizontes de reflexão e ação, e que, a partir de agora, integra com legitimidade e propósito o calendário da Psicologia rio-pardense”.

‘UNIVERSO LILÁS’: COMPLEMENTOS QUE FIZERAM A DIFERENÇA
A organização do evento promoveu um espaço de convivência próximo à sala onde foi promovida a Mesa Redonda – um pequeno ‘Universo Lilás, onde os alunos e convidados foram recepcionados ao evento.
No local foram instalados painéis informativos, que destacaram principalmente a Lei Maria da Penha, as formas de violência nela previstas, reforçando a importância da denúncia como uma das formas a coibir e punir os agressores.
O espaço chamou a atenção de todos, complementando as abordagens das profissionais, com relevantes informações acerca do tema.


HOMENAGEM À SAUDOSA EDUCADORA ADELAIDE BREDA DESTRO
No mesmo evento foi promovida, ainda, uma homenagem à saudosa professora Adelaide Breda Destro, que faleceu na mesma data da realização da Mesa Redonda “Ela foi uma exímia profissional da área da Educação, da Pedagogia, que nos anos 60 e 70 nos trouxe os conteúdos da Psicologia nos cursos de Magistério e Universitários”, disse o professor Márcio.
Ele ressaltou que “Adelaide falava da Psicologia na nossa região de uma forma especial e nos proporcionou a consciência da atuação da Psicologia nos diferentes contextos humanos”.
“SAÚDE MENTAL DO PSICÓLOGO”
O professor-coordenador informou que, em alusão ao Dia do Psicólogo, que ocorrerá dia 27/08, os alunos do 1º e 2º semestres estão organizando mais uma Mesa Redonda, que contará com a participação de três profissionais, que abordarão o tema “Saúde Mental do Psicólogo”.
Nos próximo dias, o site e jornal online Minha São José trará mais detalhes do evento.