DESTAQUESAÚDE

Secretário destaca realização de Mutirão de Catarata para diminuir fila de espera

Secretário destacou que fila de espera tem mais de 340 pessoas neste momento

Durante sua participação na sessão da Câmara na terça-feira, dia 9, o secretário municipal de Saúde, Dr. Paulo Eduardo Boldrin, destacou que a pasta tem o intuito de realizar um Mutirão de Catarata para diminuir as filas de espera por esse tipo de cirurgia.
“As cirurgias são feitas pelo Conderg, porém, estamos analisando a possibilidade de promover um Mutirão para diminuir uma lista de espera que possui mais de 340 pessoas no momento. Inclusive temos uma verba impositiva de pouco mais de R$ 81.000,00 que será destinada à realização de cerca de 70 a 75 olhos operados”, destacou.
O pedido para uma atenção especial aos portadores de catarata fez-se através de indicação do vereador Dr. Romano Cassoli, que contou com o apoio dos demais vereadores nesta questão.

TRANSPORTE NA SAÚDE
Além deste assunto, Boldrin também abordou a questão do Transporte na Saúde, onde mencionou que aos poucos estão investindo na recuperação de veículos, bem como implantando a busca de pacientes em suas residências para tratamento fora de São José. “Esse tipo de serviço conta com uma média de 60 pacientes por madrugada e é realizado com todo cuidado e dedicação de nossa equipe de motoristas”, disse.
Boldrin também desmentiu boatos que o município cancelaria o convênio com o SAMU. “Muito pelo contrário. Vamos otimizar os trabalhos com o SAMU, usufruindo de maneira a contemplar a população, portanto o SAMU não será extinto aqui. Além disso temos a intenção de ter nossa própria UTI Móvel, objetivando diminuir os custos com transferência de pacientes e investir esse montante em outras áreas da saúde”.

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
O secretário enalteceu o trabalho dos agentes comunitários de Saúde, que prestam serviços por meio dos ESFs (Estratégia Saúde da Família) e disse que eles serão cada vez mais essenciais para trabalhos de conscientização junto aos munícipes. “Os agentes já são fundamentais na difusão de informações e agora ainda mais por conta da Covid-19, entre outras doenças que também continuam sendo abordadas pelos ESFs, principalmente para prevenção”.
Além dos ESFs, Boldrin disse que a Educação em Saúde também já está sendo implantada nas escolas, com projeto específico. “As crianças e jovens também são potenciais difusores de informação, principalmente no âmbito familiar. A intenção é investir uma pequena verba de R$ 11 mil neste projeto e fazer com que os alunos sejam nossos parceiros na conscientização sobre a promoção da saúde e qualidade vida”, finalizou

Fonte: Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br